Turismo Titulo
A badalada Caraguá
Patricia Zwipp
Especial para o Diário
01/01/2009 | 07:01
Compartilhar notícia


Janeiro chegou e os dias de sol são um convite para descer a serra de São Paulo. Ainda no Litoral Norte, as areias de Caraguatatuba, vizinha a Ubatuba, são uma das opções para relaxar com os amigos e a família.

A cidade oferece uma lista de praias, que encantam pela beleza. A Martin de Sá é a mais badalada e frequentada por jovens, com muitos barzinhos e quiosques. O canto Sul da orla de 1,5 quilômetro é de tombo e, o Norte, mais raso.

A Praia do Centro é uma das opções preferidas pelas famílias e é nela que está localizado o Parque de Diversões, o Centro de Diversões Aquáticos e a Praça de Eventos. Outro destino para os dias de sol é a Cocanha. Com águas rasas e calmas, é ideal para o banho de mar das crianças e se divertir em um caiaque.

As ondas da Praia Brava convidam os surfistas de plantão. O local tem o formato de uma concha, que abraça a encosta recoberta pela Mata Atlântica, e é pouco frequentado, devido ao difícil acesso.

A areia da Praia da Mocóca é famosa por ser monazítica - contém minerais como tório e urânio, responsáveis por sua radioatividade - e usada no tratamento de artrites, inflamações, dores reumáticas e tratamento das articulações. O Sul da Praia do Capricórnio, por sua vez, guarda um deleite para os olhos: a Lagoa Azul. Localizada na foz do Rio Jetuba, fica separada do mar por bancos de areia branca.

Outro ponto que merece fazer parte do álbum de fotos do turista é a Praia do Massaguaçu, que proporciona uma bela vista de Ilhabela. Além disso, é indicada para a prática de pesca de arremesso. Vale lembrar que os melhores horários para a pescaria são pela manhã e no final da tarde.

A lista de praias não para por aí. O turista pode escolher também entre Tabatinga, Flecheiras, Palmeiras, Camaroeiro, Garcez ou Freira, Indaiá, Porto Novo, Romance, Pan Brasil e Prainha.

Mas não são só os cenários formados por areia e coqueiros que fazem parte dos atrativos. Alguns locais contam capítulos da história de Caraguá. O Relógio de Sol é um deles e fica na Praça Cândido Motta. Representa o marco zero, foi construído em homenagem ao centenário da cidade e tem gravado em latim o texto "Só marco horas serenas". Outros pontos turísticos são a Torneira Central, situada na Praça Cândido Motta e inaugurada em 1957, e o Teatro Municipal, no bairro Indaiá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;