Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 16 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Relógio em homenagem aos 400 anos de Santo André passa por restauro e ganha novo endereço

Helber Aggio/PMSA Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Doado pela comunidade japonesa ao município em 1953, monumento foi realocado na Praça Presidente Vargas, em frente à Igreja Matriz


Do Diário do Grande ABC

29/05/2022 | 20:10


O relógio doado em 1953 pela comunidade japonesa em homenagem aos 400 anos de Santo André foi restaurado e está em novo endereço. O monumento, agora instalado na Praça Presidente Vargas, em frente à Igreja Matriz, foi inaugurado neste domingo (29). A praça, que também passou por melhorias, já reúne elementos que destacam a cultura japonesa na cidade, como um torii (portal vermelho) e paisagismo oriental.

“Preservar a história é valorizar o futuro, por isso hoje realizamos a entrega da revitalização do relógio doado pela comunidade japonesa no quarto centenário de Santo André. Importante dizer também que a Praça Presidente Vargas recebeu iluminação em LED e câmeras de monitoramento para maior segurança e aproveitamento da nossa gente”, destacou o prefeito Paulo Serra (PSDB).

Chamado "Monumento ao IV Centenário da Fundação da Vila de Santo André da Borda do Campo", o relógio foi inaugurado em 8 de abril de 1953, quando a cidade completou 400 anos. Instalado originalmente na Praça IV Centenário, foi posteriormente colocado em frente ao Parque Regional da Criança Palhaço Estrimilique e, desde o ano passado, está instalado na Praça Presidente Vargas.

A Sociedade Cultural ABC - Bunka Kyokai, que doou o relógio em 1953, realizou a restauração do equipamento em parceria com a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos. Foram substituídas as partes deterioradas pela ação do tempo e realizados reparos nas peças da máquina do relógio. A torre metálica recebeu restauração e pintura. Na caixa do relógio foi realizada a troca de partes danificadas com o tempo e construída torre em alvenaria, com vigas de concreto e fechamento de tijolo à vista.

Ivo Futigami, presidente da Sociedade Cultural ABC - Bunka Kyokai, comemorou a conquista. "Fica o nosso agradecimento pela reinauguração do nosso lindo relógio. A comunidade japonesa está muito feliz", afirmou. “Há tempos cuidamos dessa praça e agora está mais completa, pois o momento da instalação do nosso relógio chegou”, completou o coordenador e vice-presidente da Sociedade Cultural ABC - Bunka Kyokai, Eiki Kurokawa. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;