Fechar
Publicidade

Sábado, 25 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Justiça do Trabalho concede liminar e suspende demissões da Caoa Chery em Jacareí



28/05/2022 | 13:42


A Justiça do Trabalho concedeu liminar, na tarde de sexta-feira, 27, suspendendo as 446 demissões de funcionários realizadas pela Caoa Chery em sua fábrica de Jacareí (SP). A informação foi divulgada neste sábado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, que entrou com o pedido de liminar. Procurada, a empresa disse que não vai comentar o assunto.

Segundo o sindicato, a decisão é do juiz Lucas Cilli Horta, da 2ª Vara do Trabalho de Jacareí. Na liminar, ele considera que as dispensas coletivas devem ter prévia negociação, considerando-se o impacto social que causam.

As demissões ocorreram na quarta-feira (25), após o sindicato e a empresa não terem fechado acordo em reunião de conciliação no Ministério Público do Trabalho (MPT) local. Nova audiência está marcada para quarta-feira (1º), às 14h.

A empresa propõe pagamento extra de até 15 salários aos demitidos, e a entidade sindical insiste em abertura de um programa de lay-off (suspensão temporária de contratos).

Fábrica será preparada para produzir carros elétricos

A Caoa Chery decidiu fechar sua fábrica até 2025, período em que pretende preparar as instalações para produzir apenas veículos elétricos e híbridos. Ontem, a montadora lançou campanha nas mídias informando que todos os modelos de seu portfólio serão eletrificados até o final de 2023, provavelmente se referindo a produtos importados.

De acordo com o sindicato, se não cumprir a liminar a montadora estará sujeita à multa diária de R$ 50 mil. A entidade afirma ter apurado que a empresa enviou comunicado de demissão para 580 trabalhadores, mas a Caoa Chery informa que realizou 446 cortes.

O sindicato também cobrou dos governos federal, estadual e municipal medidas para barrar o fechamento da fábrica. Na próxima terça-feira (31), ocorrerá uma reunião, convocada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, com o sindicato, a empresa e a Prefeitura de Jacareí. O encontro será no Palácio dos Bandeirantes, às 14h30.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;