Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 27 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Bolsonaro aceita convite de Biden e vai aos EUA para a Cúpula das Américas

Divulgação/Marcelo Camargo/Agência Brasil Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


26/05/2022 | 12:24


O Itamaraty confirmou em nota que o presidente Jair Bolsonaro (PL) viajará aos Estados Unidos para a IX Cúpula das Américas, marcada para ocorrer em Los Angeles entre os dias 6 e 10 de junho. Será o primeiro encontro do brasileiro com o presidente americano, Joe Biden, desde a posse do democrata em 2021.

Como mostrou o Estadão/Broadcast, Bolsonaro resistia a participar do encontro multilateral para focar em sua agenda doméstica, incluindo a eleitoral, mas acabou convencido a ceder por conselheiros políticos e diplomatas, segundo apurou a reportagem. Os EUA chegaram a escalar o ex-senador americano Christopher Dodd para entregar o convite a Bolsonaro pessoalmente, o que aconteceu na última terça-feira, 24.

O Ministério das Relações Exteriores evitou fornecer mais informações sobre a viagem e disse que detalhes sobre a agenda devem ser apurados junto à Secretaria de Comunicação (Secom). "O Itamaraty adota as medidas preparatórias à visita do Presidente da República a Los Angeles, para participar da próxima Cúpula das Américas", informa a pasta.

A Cúpula das Américas, a primeira sediada nos Estados Unidos desde o encontro inaugural em 1994, deve discutir temas como democracia, direitos humanos e preservação do meio ambiente, calcanhar de Aquiles para o presidente brasileiro, criticado internacionalmente pela devastação da floresta amazônica.

Bolsonaro e Biden colecionam trocas de farpas desde o período da eleição americana, sobretudo quando o assunto é preservação do meio ambiente.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;