Internacional Titulo
EUA: quatro Estados iniciam a votação para presidente
Do Diário OnLine
Com Agências
18/10/2004 | 11:21
Compartilhar notícia


Faltando duas semanas para a eleição presidencial americana, marcada para 2 de novembro, os eleitores dos Estados da Flórida, Texas, Colorado e Arkansas têm a oportunidade de votar a partir desta segunda-feira. A votação antecipada já começou em Wisconsin, Iowa, Nevada, Ohio, Novo México, Pensilvânia e Michigan.

A Flórida, governada por Jeb Bush, irmão do presidente e candidato à reeleição, George W. Bush, virou o centro das atenções no processo eleitoral americano por causa da controversa vitória de Bush sobre o democrata Al Gore, em 2000. Com 537 votos a mais, segundo o contestado sistema de apuração de cartões perfurados, Bush derrotou Gore na Flórida e conquistou os votos necessários no colégio eleitoral nacional para ganhar a corrida pela Casa Branca.

Hoje, num cenário de extremo equilíbrio entre Bush e o democrata John Kerry, a Flórida ganhou importância ainda maior – assim como outros Estados considerados ‘indecisos’. Pesquisas recentes de intenção de votos apontam que o republicano e o democrata estão em empate técnico.

A Flórida tem cerca de 10 milhões de eleitores inscritos para o pleito presidencial. As autoridades locais acreditam que a maioria do efetivo vai votar entre esta segunda-feira e o dia 1º de novembro. Além de contribuir com a apuração, a votação antecipada visa evitar a formação de imensas filas nas zonas eleitorais em 2 de novembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;