Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 28 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Cresce interesse e demanda por informações ESG no mercado, mostra estudo da CVM



26/05/2022 | 11:31


O crescente interesse de investidores e financiadores sobre políticas de responsabilidade social e o aumento da demanda por informações mais consistentes, comparáveis e úteis foi verificado por estudo da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre práticas ambientais, sociais e de governança (ASG, ou ESG, na sigla em inglês), lançado nesta quinta-feira, 26.

Partindo de uma pesquisa feita com investidores do mercado nacional em novembro do ano passado e do levantamento das ações recentes sobre o tema de órgãos reguladores de países como Austrália, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido, o estudo servirá de "subsídio importante para futuras reflexões da Autarquia a respeito da transparência de informações ASG divulgadas no mercado de valores mobiliários brasileiro", diz comunicado divulgado pela CVM.

Na pesquisa de novembro, o órgão regulador do mercado de capitais nacional já havia verificado a "falta de padronização das informações ASG divulgadas de forma voluntária e sua confiabilidade" como maior preocupação de empresas e investidores. Agora, o estudo que "os riscos não-financeiros estão sendo cada vez mais considerados por investidores em seus processos de tomada de decisão".

Em relação à comparação com os reguladores de outros países, que deverá ser levada em conta na hora de a CVM desenhar normas sobre as práticas ESG, o estudo constatou que os países pesquisados, além da União Europeia, caminham para ter uma regulação "mais abrangente sobre reportes".

Lá fora, o foco maior tem sido em relação às mudanças climáticas. Também foi observado que, nesses países, a regulação sobre as práticas ESG no mercado de capitais tende a ser feita de forma "incremental", com avanços ao longo do tempo, e não por meio de marcos legais aprovados de uma vez.

O estudo "A agenda ASG e o mercado de capitais: uma análise das iniciativas em andamento, os desafios e oportunidades para futuras reflexões da CVM" foi realizado pela Assessoria de Análise Econômica e Gestão de Riscos (ASA) da autarquia federal. O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) colaborou na elaboração do comparativo internacional.

O estudo completo pode ser acessado no seguinte endereço na internet: https://www.gov.br/cvm/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/estudos/a-agenda-asg-e-o-mercado-de-capitais.pdf



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;