Tecnologia Titulo
4 jogos de RPG para aprender inglês de forma dinâmica, lúdica e divertida
Por Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
26/05/2022 | 09:55
Compartilhar notícia


A diversão pode ser uma excelente aliada da educação – desde que haja uma estratégia de aprendizagem. O idioma, quando apresentado de forma lúdica, com associações a imagens, e inserido em um determinado cenário, é mais fácil de ser aprendido, pois o cérebro vai criando significados de modo natural, sem ficar preso a traduções, o que pode ser uma válvula de escape para os pais que não sabem o que fazer com os filhos que estão muito ligados ao universo dos games.

Mais de 70% dos brasileiros são adeptos a jogos eletrônicos, segundo a Pesquisa Game Brasil 2020. O perfil dos usuários é representado por pessoas de 25 a 34 anos (33,6%), seguido por 16 a 24 anos (32,5%). Como a maioria dos jogos é em inglês, as pessoas que os consomem passam a entender a língua de maneira prática e eficaz. Essa forma de aprendizado tem o nome de Mnemotécnica, que é quando se utiliza recursos para auxiliar na memorização de conteúdos, fórmulas matemáticas, datas, palavras, textos, nomes e também idiomas.

Nesse contexto, um exemplo são os jogos de RPG (Role Playing Game). O game consiste em interpretar personagens. Depois de personalizar um avatar com características como raça, aparência, idade e até mesmo virtudes e habilidades necessárias, o usuário deve superar os obstáculos e desafios que aparecerão ao longo da trama. Cada título conta com um enredo, e suas histórias dependem do desempenho do jogador.

“Cresci em uma época em que os jogos ainda não tinham tradução. Aliás, conseguir um RPG em inglês – não em japonês – já era uma enorme vitória. Para entender o que as missões pediam havia só uma saída: aprender por tentativa e erro. Aos poucos, palavras-chave, termos e comandos se repetiam e eu os absorvia naturalmente. Nem percebi que estava aprendendo uma língua, mas o jogo ia ficando mais fácil. Só quando fiz um teste de nivelamento descobri o quanto sabia de inglês”, explica Carlos Marcelo, coordenador pedagógico da Minds Idiomas.

A seguir, conheça quatro jogos de RPG para aprender inglês de forma dinâmica, lúdica e divertida.

Leia mais:
Warcraft, Star Wars e até Iron Maiden: conheça jogos de RPG para celular
Orgulho Nerd: 15 filmes e séries para curtir na Netflix
Confira a lista das dez cidades mais nerds do Brasil, segundo a Amazon

1. Mass Effect 2

A primeira sugestão entre os jogos de RPG foi desenvolvida pela BioWare e publicada originalmente pela Microsoft Game Studios. Lançado em 11 de janeiro de 2010, hoje está disponível para as plataformas PlayStation 3, Xbox 360 e Microsoft Windows. Em Mass Effect 2, cada jogador precisa interagir com outros personagens para construir vínculos e conquistar sua lealdade. Ao contrário do primeiro título da série, em vez de ganhar experiência por inimigo derrotado, os personagens se aprimoram após cada missão cumprida ou tarefa resolvida, incentivando o jogador a avançar na história, já que não há recompensa em ficar matando um oponente após o outro, e gerando impacto também com as missões secundárias.

2. The Elder Scrolls V: Skyrim

Jogo de ação desenvolvido pela Bethesda Game Studios e publicado pela Bethesda Softworks. Trata-se de uma aventura, com um mapa gigantesco e muitos desafios, com locais para serem explorados. Em Skyrim, o jogador vive a trama de Dovahkiin, o “filho” dos dragões, narrado em profecias milenares. O protagonista vem ao mundo para combater e eliminar a ameaça de destruição da volta dos dragões. Além da história principal, o game é rico em quests paralelas e histórias escondidas no cenário, em interações com personagens, em livros esquecidos em cavernas e castelos, e muito mais. É o quinto jogo da série e está disponível para as plataformas Nintendo Switch, Xbox One e 360, PlayStation 5, 4 e 3, Xbox Serie X e Microsoft Windows.

3. The World Ends With You

Lançado no Japão como It’s a Wonderful World, é um RPG de ação desenvolvido pela equipe de Kingdom Hearts da Square Enix e Companhia Jupiter para as plataformas Nintendo Switch, Android, iOS e Nintendo DS. Diferentemente dos dois jogos anteriores, The World Ends With You aplica sistemas e jogabilidade típica desse subgênero, pois deixa de lado a ação de Mass Effect 2 e Skyrim para apostar em sistemas de batalhas mais tradicionais. O título envolve o uso das duas telas para a criação de um sistema de combate que fraciona a ação no cenário em dois pontos de vista. Essa novidade encaixou bem com a proposta das telas touch há mais de uma década, o que ajuda a explicar o grande sucesso do jogo nos celulares.

4. Baldur’s Gate 2: Shadow of Amn

A última sugestão entre os jogos de RPG foi desenvolvida pela BioWare e lançada para PC em 24 de setembro de 2000 pela Interplay Entertainment. Hoje, está disponível para as plataformas Android, Microsoft Windows e Mac OS Classic. O RPG oferece gameplay com gráficos isométricos e sistema de combate em tempo real que permite pausas, além da formação de grupos com até seis personagens. Bastante longo, a história pode levar até 60 horas, enquanto a conclusão de todas as quests pode ultrapassar 300 horas, incluindo novas funcionalidades, tais como feitiços, classes, níveis e kits de especialização. Durante a jogatina, as decisões tomadas pelo usuário irão influenciar o decorrer da história e o relacionamento entre os personagens do grupo, alterando eventos futuros.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;