Fechar
Publicidade

Domingo, 3 de Julho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Turquia: BC mantém juro básico em 14% pela 5ª decisão seguida, apesar de inflação



26/05/2022 | 08:31


O Banco Central da Turquia manteve a taxa básica de juros estável, em 14% pela quinta reunião de política monetária consecutiva nesta quinta-feira, 26, apesar das elevadas pressões inflacionárias no país.

Em comunicado, a instituição não citou nominalmente a guerra na Ucrânia, mas ressaltou que os "riscos geopolíticos em andamento" elevam as incertezas econômicas a níveis regional e global. Preocupações crescentes sobre a segurança alimentar, a escalada dos preços de commodities e gargalos de oferta impulsionaram a inflação no mundo, de acordo com a nota.

Na Turquia, a atividade econômica permanece "forte", com ajuda da demanda externa "robusta", na visão do BC. A autoridade monetária espera que o processo desinflacionário comece em breve, na esteira de medidas voltadas a estabilidade de preços, bem como efeitos de base e a "resolução do conflito regional em andamento".

O BC turco reforçou compromisso em usar todos os instrumentos disponíveis para alcançar a meta de inflação em 5% no médio prazo. Em abril, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) no país subiu 69,97% na comparação anual, no maior nível desde fevereiro de 2002.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;