Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 28 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

BC da Rússia corta juro básico pela 3ª vez desde abril, com valorização do rublo



26/05/2022 | 07:15


O Banco Central da Rússia cortou sua taxa básica de juros pela terceira vez desde o começo de abril, em nova tentativa de conter a tendência de valorização do rublo e sustentar a economia doméstica. O BC russo reduziu sua principal taxa de juros em 300 pontos-base nesta quinta-feira, 26, de 14% para 11%.

Com os dois cortes anteriores, a decisão de hoje reverte a maior parte do drástico ajuste de alta da taxa anunciado no fim de fevereiro, de 9,5% para 20%, na esteira da invasão da Ucrânia pela Rússia e das subsequentes sanções que o Ocidente impôs a Moscou.

Na ocasião, o aumento da taxa tinha o objetivo de sustentar o rublo, que se enfraqueceu rapidamente ante o dólar, e limitar a inflação à medida que as importações encareceram. Desde então, porém, o rublo se recuperou, beneficiado por um salto na receita em moeda estrangeira de exportações de petróleo e gás, cujos preços aumentaram em função do conflito.

Em comunicado, o BC russo diz que "a pressão inflacionária diminuiu com a dinâmica da taxa de câmbio do rublo" e apontou "notável declínio nas expectativas de inflação de famílias e empresas".

Por outro lado, o BC da Rússia ressaltou que as condições externas para a economia doméstica seguem "desafiadoras, limitando a atividade econômica consideravelmente".

O BC russo deixou a aberta a possibilidade de "significativa redução" do juro básico em seus próximos encontros. A autoridade monetária voltará a se reunir no dia 10 de junho. Com informações da Dow Jones Newswires.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;