Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 28 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Ibovespa reage mas não consegue sustentar recuperação pós-ata do Fed



25/05/2022 | 17:54


Evento mais aguardado do dia, a ata do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) - 'hawkish' mas em linha com o esperado - chegou a colocar o Ibovespa no limiar mais baixo dos 110 mil pontos, em queda em torno de 0,5%, enquanto Dow Jones e S&P 500 mostravam indecisão e o Nasdaq limitava ganhos. O que prevaleceu, contudo, ao menos lá fora, foi a visão do copo meio cheio: o viés restritivo da política monetária americana está aí, mas sem surpresas adicionais na tarde desta quarta-feira que cortassem a demanda por ações em Nova York, onde o S&P 500 fechou em alta de 0,95% e o Nasdaq, de 1,51%, com as três referências renovando máximas da sessão após a ata.

Após retomada que chegou a devolvê-lo aos 111 mil pontos no melhor momento da tarde, ao final o Ibovespa mostrava estabilidade aos 110.579,81 pontos, em esvaziamento que impediu a quinta alta consecutiva do índice. Aos 111.006,05 pontos na máxima da sessão, atingiu o maior patamar intradia desde 29 de abril (111.819,21). O nível de fechamento desta quarta-feira, por sua vez, parecia que seria o melhor desde 22 de abril, então aos 111.077,51 pontos, antes de o índice perder força perto do encerramento e ficar no zero a zero.

Fraco, o giro de desta quarta foi de R$ 23,3 bilhões. Na semana, o Ibovespa avança 1,93%, elevando o ganho do mês a 2,51% e o do ano a 5,49%. Nesta quarta, saiu de abertura a 110.579,87 e chegou, na mínima, aos 109.699,18 pontos.

"Opinião (do Fed) está bem direcionada, uniforme, para que levem a taxa de juros para território mais restritivo, priorizando o combate à inflação, ainda que mencionem risco à atividade", diz Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos, que aguarda aumentos de 0,5 ponto porcentual a cada reunião de política monetária do Fed até o fim do ano, encerrando 2022 a 3,5%. "O ritmo de 0,5 ponto ficou bem claro nesta ata, alinhando as expectativas do mercado e mostrando que não há opiniões divergentes por lá, no Fed, quanto a isso. Veio bem em linha a ata com relação ao que os dirigentes vinham dizendo recentemente", acrescenta.

"A sinalização do Fed, na ata, foi de aumento de 0,5 ponto porcentual nas duas próximas reuniões, em junho e julho, para tentar segurar essa inflação desenfreada por lá, a maior dos últimos 40 anos. O discurso inicial, do Fed, era de que a inflação seria passageira. Aos poucos foi ajustando o discurso e agora mostra que a política monetária precisará ser um pouco mais apertada, o que já vinha afetando as ações, especialmente as do setor de tecnologia nos Estados Unidos", diz Welington Filho, especialista em renda variável da Blue3.

Na ata, o Fed observa que será necessário gerir risco nas decisões monetárias, e que será importante avançar rapidamente para política monetária mais neutra (nem estimulativa, nem restritiva). Mas a instituição ressalva que "postura restritiva pode ser necessária, a depender das perspectivas futuras". O documento observa também que a perspectiva econômica continua "altamente incerta".

A recuperação pós-ata não se firmou na B3 em razão do desempenho negativo das ações de grandes bancos (Unit do Santander -2,62%, Itaú PN -1,80%), segmento de maior peso no índice. Entre as blue chips, Petrobras (ON +2,03%, PN +1,42%) e Vale (ON +0,31%) subiram, em dia no qual o desempenho do Ibovespa foi liderado por Via (+6,27%), MRV (+3,83%) e Sul América (+3,65%), com Banco Inter (-6,43%), Banco Pan (-5,28%) e Americanas ON (-4,33%) segurando a ponta oposta.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;