Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 30 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301

Vai vender o carro pela internet ou pessoalmente? Veja alguns cuidados essenciais

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Da Redação
Do 33Giga

25/05/2022 | 14:55


A pandemia do coronavírus fez acelerar a aplicação de golpes usando como base a tecnologia e as novas ferramentas digitais. Com a retomada do comércio de veículos e maior oferta desses carros na internet e também em feirões como o AutoShow, também crescem as denúncias sobre golpes na compra de carros.

Com isso, 33Giga e o Feirão AutoShow – que neste ano de 2022 completa 50 anos de existência – listam cuidados essenciais na hora de vender um carro usado.

Leia mais:
Obsolescência programada: o que é e como identificar
Testes do 33Giga: conheça os melhores eletrônicos de 2021

“Já percebemos que o preço do carro usado vem caindo e isso se deve, em parte, a uma oferta um pouco maior de automóveis novos nas concessionárias”, explica Leandro Ferrari, diretor comercial do AutoShow. “Por outro lado, a retomada da economia e do ritmo normal das pessoas que recoloca uma boa quantidade de modelos seminovos e usados à venda em feirões como o nosso e também na internet. A dica para vender carro hoje é realismo no preço e uma boa pesquisa pois vender o carro este ano está bem mais difícil.”

Veja as 7 dicas para vender o carro usado e como fazer isso de maneira segura

Prepare o veículo antes de anunciar.

Esse cuidado é básico e continua em alta. Fazer uma revisão, troca de óleo, documento em dia, vistoria ou laudo cautelar bem como um polimento e higienização deixam o visual do carro que será colocado à venda mais atrativo. Guarde esses comprovantes de serviço consigo pois eles podem servir como argumento de venda mostrando que o carro está em dia;

Faça boas fotos e vídeos para atender aos interessados.

Independente da plataforma escolhida prepare o material usando a tecnologia disponível. Com o carro limpo e em local claro tire boas fotos em um local neutro (que não identifique uma casa ou rua por exemplo) de todos os lados, do interior, do motor, porta-malas, teto, carpetes, painel e todos os detalhes. Faça vídeos de boa qualidade de até 1 minuto descrevendo o veículo para enviar via WhatsApp;

Defina o preço do carro baseado na realidade do mercado.

Em 2022 os carros usados já voltaram a ser negociados abaixo do preço de tabela. Pesquise essa referência em sites de classificados para encontrar o “preço médio” e seja realista. Carro de único dono com baixa quilometragem tende a valer mais, enquanto veículos mais usados com alta quilometragem ou detalhes para fazer vão valer menos. No entanto, o teto desse valor será sempre a tabela de referência.

Escolha bem a plataforma de anúncio.

Há diversos sites e até redes sociais que podem servir de plataforma para anunciar um carro usado. Prefira as plataformas que tenham serviço de mensagem para facilitar a troca de informações. Se escolher um feirão, também há serviços de segurança para facilitar a negociação com profissionais habilitados em documentação, financiamento e vistoria facilitando a compra e a venda;

Desconfie de encontros fora do padrão e propostas otimistas demais.

Ao encontrar com o possível interessado marque sempre em um local seguro não muito próximo de casa. Isso trará um “ambiente neutro” para a negociação. Desconfie de interessados que dizem que estão “negociando para outra pessoa” ou que pedem para “não falar o valor” para um outro interessado ou ainda solicitam que o anúncio do veículo seja excluído antes de fazer o pagamento.

Vale lembrar: jamais marque o encontro em casa, mas sempre em local público como supermercado ou shopping e durante o dia. Ao receber contatos com conteúdo estranho o ideal é bloquear o contato e não dialogar com o provável bandido.

Transparência na hora de negociar o valor.

Hoje com a funcionalidade do PIX muita gente esquece do quesito segurança para transferir dinheiro especialmente em quantidade maior quando se trata de um carro. Tenha certeza de que o dinheiro está na conta e disponível.

O ideal continua sendo ir até a agência bancária para fazer a transferência de forma segura e rastreável. Vale lembrar: não aceite receber valores altos em dinheiro. Se o comprador insistir, concretize a venda após o depósito em conta dentro de uma agência bancária.

Habilite a transferência do carro com os dados do comprador.

Hoje é possível habilitar a transferência usando aplicativos dos DETRANs. De posse dos dados do comprador, o vendedor irá informar no aplicativo os dados e permitir de forma digital a transferência.

Não entregue o carro sem ter os dados do novo comprador mesmo se já tiver o dinheiro. Caso não seja informado os dados do novo dono a responsabilidade sobre multas com o veículo continua sendo sua. Caso não se sinta seguro, use o serviço de um despachante que poderá orientar sobre o processo de venda.

Há várias formas de negociar o carro além dos classificados online. Elas passam por aplicativos que prometem a venda rápida e os feirões presenciais seguem como opção válida para uma negociação transparente.

A venda do carro usado em feirão tende a ser vantajosa com a negociação entre particulares. O Feirão AutoShow acontece todo domingo das 7h às 13h no Shopping Center Norte, em São Paulo, e também no Shopping ABC, em Santo André, no ABC Paulista.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;