Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 28 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301

Inflação: dicas para o empreendedor não ter o negócio tão afetado

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Da Redação, com assessoria
Do 33Giga

25/05/2022 | 08:55


Em 12 meses, a inflação atingiu a marca de 12,13% e, em abril, registrou a maior variação deste mês desde 1996. Segundo pesquisa do IBGE, esta alta afeta oito em cada 10 itens pesquisados. Isso impacta diretamente na vida do empreendedor, afinal, os insumos aumentaram e o valor precisa ser contabilizado em algum local, ou no bolso do cliente ou do empresário.

Leia mais:
7 ferramentas gratuitas que podem ajudar PMEs a alavancar seus negócios
Saiba como escolher o melhor crédito para o seu pequeno negócio

Para explicar a situação e ajudar o PME a navegar por esses tempos difíceis, Felipe Montenegro, head de planejamento financeiro da fintech Letsbank, traz algumas dicas. “Apesar de preocupante, não é hora de pensar em desistir. Primeiro, é importante falar como a inflação impacta o negócio. Em abril, os grandes aumentos de preço vieram de alimentos e transportes, nesse último, principalmente por causa da alta dos combustíveis. Então, se o negócio depende desses produtos, o empreendedor já deve ter sentido bolso”, comenta.

O especialista destaca que é difícil se proteger da inflação, mas que montar uma estratégia é necessário. “Muitas vezes o empresário não consegue repassar esse preço na ponta e acaba arcando com o prejuízo. Uma estratégia que muitos usam é reforçar o estoque, comprando um pouco mais agora para negociar preços melhores”, aponta Felipe. “Quanto ao caixa, para fazer isso, o empresário pode recorrer a operações de curto prazo, como antecipar seus recebíveis de maquininhas ou até uma linha de capital de giro.”

O profissional ainda lembra que o conselho que vale para dentro do lar, vale para a vida profissional. “A recomendação que você já deve ter ouvido para sua casa, vale também para o seu negócio. Pesquise bem fornecedores e preços para conseguir a melhor oportunidade”, diz.

“Se a inflação acabou batendo muito forte para o empresário, uma sugestão é que repasse o preço, mas dê também mais prazo aos clientes. Se não costumava trabalhar com parcelado, considere vender em duas vezes, para assim conseguir faturar mais. Seja flexível e aproveite as épocas que o produto mais sai para não perder vendas”, finaliza Felipe.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;