Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 24 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Hungria anuncia 'estado de perigo' por conta da guerra na Ucrânia



24/05/2022 | 15:38


A Hungria declarou "estado de perigo" por conta da guerra na Ucrânia, segundo anunciou o primeiro-ministro, Viktor Orbán, nesta terça-feira, 24. O dispositivo legal institui um período de exceção em que o governo poderá tomar medidas especiais sem a participação do Legislativo.

Em um vídeo nas redes sociais, Orbán disse que a guerra na Ucrânia representa "uma ameaça constante à Hungria", que está "colocando nossa segurança física em risco e ameaçando a segurança energética e financeira de nossa economia e famílias".

Em resposta, disse ele, um "estado de guerra de perigo" entrará em vigor a partir da quarta-feira, permitindo que o governo "responda imediatamente e proteja a Hungria e as famílias húngaras por todos os meios possíveis".

A medida ocorreu depois que o partido no poder de Orbán aprovou uma emenda constitucional permitindo que estados legais de perigo fossem declarados quando conflitos armados, guerras ou desastres humanitários estivessem ocorrendo em países vizinhos. A declaração permite que o governo promulgue leis por decreto sem supervisão parlamentar, e permite a suspensão temporária e desvio das leis existentes.

O governo da Hungria implementou medidas semelhantes em resposta à pandemia de covid-19, em ação que gerou protestos de críticos e observadores legais, que argumentaram que o estado de perigo dava à Orbán autoridade para governar por decreto. Essa ordem legal especial estava programada para expirar em 1º de junho.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;