Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 28 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Otan: Turquia é aliada importante; impasse sobre Finlândia e Suécia terá solução



24/05/2022 | 12:42


O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, ressaltou a importância da Turquia enquanto membro da entidade e afirmou que os impasses entre o país e o restante da Aliança sobre a adesão de Finlândia e Suécia serão resolvidos. "Não posso dizer quando nem como, mas estamos trabalhando com a Turquia para resolver a questão", disse ele nesta terça-feira, durante painel no Fórum Econômico Mundial em Davos.

Em reunião recente, o presidente turco Recep Tayip Erdogan expressou a Stoltenberg preocupações quanto ao terrorismo e a presença do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PPK), proibido na Turquia. Segundo o secretário-geral, a discordância será resolvida pela Otan "como sempre foi", disse em tom otimista quanto à entrada de finlandeses e suecos à aliança militar.

Quanto à guerra na Ucrânia, Stoltenberg repetiu que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, provocou efeito contrário ao desejado por ele ao iniciar o conflito, uma vez que as ações de Moscou ajudaram a Otan a expandir suas fronteiras e aumentar sua presença no Leste Europeu. Ele ainda afirmou que o melhor jeito de ajudar a Ucrânia agora é com o envio de armamento, e que uma eventual adesão ucraniana à Otan é uma questão para o futuro.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;