Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 28 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Em aparente mensagem à Índia, Biden ressalta responsabilidade em conter a Rússia



24/05/2022 | 11:00


Em reunião com líderes do Indo-pacífico no grupo conhecido como Quad, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta terça-feira que os países enfrentam um momento sombrio na história, em meio à invasão da Ucrânia pela Rússia, e defendeu maiores esforços para conter Moscou. "Esta é mais que apenas uma questão europeia: é uma questão global", disse, em encontro com os líderes de Austrália, Índia e Japão, em Tóquio.

Embora não tenha citado nominalmente nenhum país, a mensagem pareceu direcionada, pelo menos em parte, ao primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, com quem mantém divergências sobre a resposta à ofensiva russa. Ao contrário dos demais países do Quad, a Índia não impôs sanções ou condenou a Rússia, com quem tem ampla relação comercial.

Próximo de Modi, Biden argumentou que o mundo tem uma responsabilidade de fazer algo para ajudar a resistência ucraniana contra a agressão do Kremlin.

Em comunicado conjunto divulgado após a reunião, os líderes reforçaram compromisso em ajudar a promover a estabilidade e a paz no Leste Europeu, mas não condenaram a Rússia. "Ressaltamos inequivocamente que a peça central da ordem internacional é o direito internacional, incluindo a Carta da ONU, o respeito pela soberania e integridade territorial de todos os Estados", destaca a nota. Fonte: Associated Press.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;