Fechar
Publicidade

Domingo, 26 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Grande ABC participa da 28ª edição do Dia do Desafio

Divulgação/Pedal Sustentável Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Sesc Santo André e São Caetano terão programações especiais para marcar está quarta-feira


Da Redação

24/05/2022 | 09:35


Após dois anos com uma programação com ênfase no formato on-line, o Dia do Desafio chega à sua 28ª edição nesta quarta-feira (25), com a tradicional proposta de incentivar a prática de atividade física na população, desta vez convidando as pessoas para participar de forma majoritariamente presencial, ocupando ambientes externos e espaços públicos. O Dia do Desafio é uma Campanha global liderada pela TAFISA – The Association For International Sport for All, coordenada no Continente Americano pelo Sesc São Paulo, com apoio institucional da ISCA - International Sport and Culture Association - e da UNESCO.

Nesta edição, o projeto traz como tema “Ocupar Espaços e Reunir Pessoas”, propondo inúmeras oportunidades para que a população possa inserir a prática regular de atividades físicas em sua rotina. Vale ressaltar que, neste ano, o Dia do Desafio não contará com a competição amistosa entre as cidades, fazendo com que a maior relevância do evento seja a mobilização do público em torno do combate ao sedentarismo.

Desafio - Dados recentes apontados pela UNESCO mostram que, durante a pandemia, houve um declínio de 41% na atividade física no mundo. Outro número de impacto negativo deste estudo mostra que 80% dos jovens já viviam de maneira sedentária antes da pandemia. Dentro deste cenário preocupante, esta edição Dia do Desafio ganha ainda mais protagonismo como instrumento na busca da reversão destes números.

Para tanto, ao longo de hoje, as 40 unidades do Sesc no estado disponibilizarão para o público de todas as idades uma programação que reunirá atividades como vivências, apresentações, aulas, oficinas, bate-papos, dentre outras, incluindo também a participação, como convidados especiais, de importantes nomes que marcaram a história do esporte nacional.

“Em sua 28ª edição, o Dia do Desafio 2022 representa uma oportunidade para refletirmos sobre as experiências sem precedentes que vivemos nos últimos dois anos. Tão logo a pandemia se estabeleceu, fomos instados a elaborar alternativas para lidar com demandas emergenciais nos campos da saúde, da alimentação, das artes, do esporte, da educação, dentre outras atividades que integram a ação institucional do Sesc”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

Ele completa, destacando que “com o prolongamento da situação, esferas cotidianas como os encontros, os espaços de convívio e as interações sociais demandaram adequações que só se tornaram possíveis por meio do universo digital. Em tais plataformas, criamos e aprofundamos campos de vinculação humana, essenciais para o bem-estar e a troca de conhecimentos. O legado das edições anteriores da Campanha demonstra que a efetivação desse propósito é possível por meio da relação interpessoal, do aprendizado e da inclusão das pessoas, em sua pluralidade, nas diversas modalidades físico-esportivas — campo essencial da cultura”.

Sesc Santo André

FRISBEE – NA UNIDADE

21 A 27/5 - vários horários

25/5, das 09h às 11h e das 15h30 às 17h30

Grade completa no Portal Sesc SP

Esporte dinâmico e coletivo? ?que acontece sem necessidade de árbitro?, ?pois as regras são decididas pelos próprios jogadores?, ?reforçando o trabalho em? ?equipe e a aceitação do outro?. O espírito do jogo é a regra mais importante na prática desta atividade, onde serão apresentados fundamentos básicos? e as ?dinâmicas de passes.?

Local: Quadra Azul

BIKERAMA – NO PAÇO MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ
25/5, das 11h às 18h

Este Bikerama é composto por uma pista em formato de "8" com 4 miniaturas de bicicletas impulsionadas por 4 ciclistas que, quanto mais rápido pedalam, mais rápidos suas miniaturas correspondentes percorrem as distâncias combinadas. Grátis.

MINIGOLFE - NA RUA CORONEL OLIVEIRA LIMA

25/5, das 11h às 18h

Pistas de minigolfe serão espalhadas pela Rua Coronel Oliveira Lima oferecendo a modalidade para o público presente e passante por esta rua bem movimentada e repleta de comércio local, envolvendo a todos e transmitindo a mensagem de incluir momentos de atividade física na rotina diária de todos.
Local: Rua Coronel Oliveira Lima, altura do nº 355.

TREINAMENTO RÚSTICO - NA UNIDADE
25 a 27/5, quarta a sexta, das 10h às 20h
28/5, sábado, das 10h às 14h

Treinamento funcional proposto de forma lúdica e acessível a diferentes faixas etárias, numa instalação desafiadora, para o desenvolvimento de habilidades motoras como arrastar, puxar, empurrar, pendurar, entre outras. Trenós adaptados, carrinhos de mão, pneus, latões de óleo e caixotes são alguns dos materiais que compõem as estações. Local: Quadra Vermelha.

Sesc São Caetano

DESAFIO DAS DANÇAS

25/5, das 7h às 18h30

Uma maratona de seis aulas com professores especializados em diferentes modalidades, incluindo ciranda, samba rock, maracatu, dança clássica indiana, coco de roda pernambucano e pop. Além de intervalos interativos com jogos eletrônicos de dança que captam os movimentos dos participantes para o videogame e permitem a escolha de diversos ritmos e modalidades. Com New Workout

Programação:

7h: Ciranda

8h: Samba rock

9h: Maracatu

10h - 11h: jogos interativos

11h: Dança clássica indiana

12h - 15h: jogos interativos

15h: Coco de roda pernambucano

16h - 18h30: jogos interativos

18h30: Pop

Dia Do Desafio - Criado nos anos 1980 no Canadá, o Dia do Desafio tem como proposta despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas de forma regular. O Sesc coordena o evento no Brasil desde 1995 e no continente americano desde 2000. O evento é uma iniciativa da TAFISA - The Association For International Sport for All, com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO e é realizado por cidades, instituições e pessoas em parceria com secretarias, ONGs, escolas, empresas, universidades, academias, dentre outras. Trata-se de um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para estimular suas comunidades a adotarem um estilo de vida mais ativo.  



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;