Fechar
Publicidade

Sábado, 25 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

turismo@dgabc.com.br | 4435-8367

Schönbrunn – Conheça o maravilhoso palácio de Sissi, em Viena

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Redação
Do Rota de Férias

23/05/2022 | 18:55


Sede do governo e casa de veraneio da dinastia dos Habsburgo, família real que comandou a Europa de 1278 a 1918 e foi titular por séculos da cortejada coroa do Sacro Império Romano-Germânico, o Palácio de Schönbrunn é uma das maiores atrações de Viena, capital da Áustria.

Para incluir o Schönbrunn no roteiro pela cidade, vale a pena separar ao menos uma manhã ou tarde, mas se tiver tempo, tire o dia inteiro para visitá-lo. Afinal, há muito o que fazer por lá, como visitar os jardins e as opulentas salas do palácio.

Seguro viagem na Áustria é obrigatório – Clique aqui para contratar o seu e ganhe 5% de desconto ao usar o cupom ROTADEFERIAS5.

Conheça o Schönbrunn 

Divulgação
Schönbrunn significa fonte bela

Neste artigo, você verá:

  • Onde fica o Schönbrunn 
  • Quanto custa o ingresso
  • Uma breve história do palácio
  • O que fazer no Schönbrunn
  • Os belos jardins
  • Palácio de Sissi
  • Gastronomia
  • Planeje sua viagem para Viena

Chega de perder tempo, então, e descubra todos os detalhes e dicas para visitar o Schönbrunn, grande atração de Viena.

Onde fica o Schönbrunn 

O Schönbrunn fica a cerca de 7 km do centro de Viena, Há diversas maneiras de chegar lá, entre as quais a mais simples e a de metrô, por meio da linha U4.

Quem está na Stephanplatz, por exemplo, que fica no centro da cidade, deve pegar o metrô no sentido de sentido Wien Hütteldorf. Aí, basta descer na estação Schönbrunn e caminhar alguns metros para chegar à entrada do palácio.

Também dá para ir de bonde (números 10 ou 60) e ônibus (linha A10). Em ambos os casos, desça na estação de Schönbrunn.

Clique aqui para receber as notícias do Rota de Férias por e-mail e ganhe um e-book exclusivo com dicas de viagem.

Quanto custa o ingresso

Há diversos tipos de ingressos para visitar o Schönbrunn. Confira os principais:

  • Imperial Tour: Este tour permite que você visite as salas e apartamentos privados de Franz Joseph e Sisi. Custa 22 euros para adultos e 15 euros para crianças.
  • Grand Tour: Neste passeio, os visitantes têm acesso a mais salas que o Imperial Tour, com destaque para ambientes do período de Maria Theresa. Custa 29 euros para adultos e 19 para crianças.
  • Sissi Ticket: Este bilhete permite que você visite não apenas o Schönbrunn, mas também o Museu da Sissi no Hofburg, outro ponto turístico de Viena, e mais alguns museus. Custa 40 euros para adultos e 27 para crianças.
  • Classic Pass: Com este tíquete é possível visitar o palácio, os jardins e o Gloriette, monumento de onde se tem a melhor vista do Schönbrunn. Custa 31 euros para adultos e 24 para crianças.
  • Gloriette: Acesse o monumento que desponta no alto de uma coluna e se tem uma linda vista para os jardins e o palácio de Schönbrunn. Custa 4,50 euros.
  • Tour guiado: este é o melhor tour guiado para quem deseja saber detalhes do palácio de Sissi e dos jardins. Custa 44,50 euros e pode ser adquirido aqui.

Uma breve história do palácio

Paulo Basso Jr.
Palácio é cercado por lindos jardins

Encomendado pelo Imperador Leopoldo I ao arquiteto Johann Bernhard Fischer von Erlach, o Schönbrunn começou a ser construído em 1696, mas sua aparência atual foi definida apenas em meados do século 18, quando a Imperatriz Maria Theresa ordenou ao arquiteto Nicolò Pacassi a reforma do palácio em estilo barroco rococó.

Inicialmente, a ideia era que o edifício superasse em suntuosidade o palácio francês de Versalhes, como forma de afronta a Napoleão Bonaparte. Quando a imperatriz Maria Teresa assumiu o trono, porém, ela se conciliou com a França e, então, o projeto do Schönbrunn foi drasticamente reduzido, já que não era mais necessário fazer pirraça aos franceses.

Com um chip viagem internacional, você pode usar internet em qualquer lugar da Áustria. Veja as ofertas da America Chip para Viena.

O que fazer no Schönbrunn

Schönbrunn, cujo nome significa “fonte bela” e refere-se a uma fonte que ficava no local, ostenta nada menos que 1.400 salas e mais de 14 hectares de jardins deslumbrantes.O interior do prédio principal é marcado por salas espetaculares, todas decoradas por Pacassi. A maioria dos salões é enfeitada com revestimentos brancos e adornos dourados, além de tapetes persas vermelhos, cristais finíssimos (os cristais austríacos estão entre os melhores do mundo), móveis com motivos florais, vasos de porcelana chinesa e pinturas.

Foi em uma das salas do palácio  que um menino prodígio, de uma família de músicos austríacos, com apenas seis anos, fez o seu primeiro concerto oficial diante da corte. Na ocasião, o pequeno e promissor Wolfgang Amadeus Mozart, nascido em Salzburgo, teria arrancado beijos e abraços entusiasmados da então Imperatriz Maria Theresa – bisavó de D. Maria Leopoldina, que viria a se casar com D. Pedro I, Imperador do Brasil.

Os belos jardins

Paulo Basso Jr.
Gloriette

Os jardins do Schönbrunn abrigam o maior zoológico particular da Europa (onde vivem até ursos pandas), um impressionante labirinto de plantas, algumas ruínas falsas construídas a mando de Ferdinand von Hohenberg, fontes belíssimas e a Casa das Palmeiras, enorme estufa tropical que abriga uma coleção de plantas exóticas.

Ao fundo dos jardins, no final da alameda central e à beira de um lago cristalino, há ainda uma colina onde está o Gloriette, monumento de estilo neoclássico de onde se tem uma das melhores vistas panorâmicas de Viena.

Reserva de hotel em Viena – Confira os preços e as melhores opções aqui.

Palácio de Sissi

A habitante mais ilustre do Schönbrunn foi a Princesa Bávara Elizabeth, conhecida popularmente como Sissi e imortalizada no cinema pela atriz Romy Schneider. Ela foi uma espécie de Princesa Diana do século 19, apontada em sua época como a nobre mais bonita da Europa. Por ter personalidade forte, Sissi chocou a corte e deu origem a diversos boatos até hoje não confirmados, como frequentes supostas traições a seu esposo, o Imperador Francisco José I.

O palácio de Schönbrunn é cheio de referências à lendária imperatriz, assim como boa parte das lembrancinhas vendidas na capital austríaca. Com um desfecho trágico em sua vida (foi assassinada aos 61 anos pelo anarquista italiano Luigi Lucheni), Sissi é até hoje adorada pelos austríacos.

Gastronomia

Se sobrar tempo, não vá embora do Schönbrunn sem provar um apfelstrudel (torta de maça) no café do palácio. Há até aulas de como fazer a iguaria, mas a maioria delas em alemão.

PLANEJE SUA VIAGEM PARA VIENA

Quando planejamos nossas viagens para um ou mais países da Europa, como a Áustria, deixamos tudo pronto antes mesmo de sair do Brasil, a fim de evitarmos contratempos e problemas com outros idiomas e costumes.

Com as ferramentas certas, que confiamos a ponto de torná-las nossas parceiras, compramos passagens aéreas mais baratas, alugamos carros com antecedência e reservamos hotéis. De quebra, organizamos todos os passeios, transfers e ingressos para eventos com mais segurança e pagando menos.

Na hora de incluir o Schönbrunn no roteiro de o que fazer em Viena, vale lembrar ainda que é obrigatório fazer um seguro viagem para visitar a Áustria e é uma excelente ideia comprar um chip de viagem internacional. Dessa forma, você viaja com tudo regularizado e, como se não bastasse, tem acesso à internet em todos os países da região, mesmo fora do hotel.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;