Fechar
Publicidade

Sábado, 25 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Presidente do BC inglês diz que instituição está pronta para elevar juros de novo



23/05/2022 | 12:21


O presidente do Banco da Inglaterra (BoE), Andrew Bailey, afirmou nesta segunda-feira, 23, que, após ter subido juros quatro vezes, a instituição "está preparada" para elevá-los novamente nos próximos meses, com base na avaliação de cada reunião de política monetária. Atualmente, a taxa básica britânica está em 1%.

Em discurso durante painel, Bailey atribuiu a maior parte da recente escalada inflacionária no Reino Unido ao avanço de preços de energia, em meio ao choque causado pela guerra na Ucrânia. Ainda assim, para ele, o BC "pode e deve" tomar ações para garantir o retorno da inflação à meta de 2%. "São as ações domésticas que devem nos levar de volta à estabilidade de preços", disse.

Bailey acrescentou que o aumento dos preços de produtos importados tem "impacto negativo muito grande" na renda das pessoas, o que deve pesar sobre a demanda. "Julgamos o grau apropriado de aperto monetário levando isso em consideração", explicou.

O banqueiro central rejeitou o argumento de que o BoE tenha deixado a demanda sair de controle, o que teria impulsionado a inflação. "O PIB Produto Interno Bruto do Reino Unido em março estava apenas 0,6% acima do nível pré-covid, e está substancialmente abaixo do caminho que se esperava seguir antes da covid", ressaltou, acrescentando que o mercado de trabalho está "apertado".



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;