Fechar
Publicidade

Sábado, 25 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Capacitação necessária


Do Diário do Grande ABC

23/05/2022 | 09:02


Parecer do CNE (Conselho Nacional de Educação) datado de março determina que as redes de ensino no Brasil incluam no currículo a disciplina de tecnologia. Trata-se de medida bem-vinda, alinhada aos desafios contemporâneos. O documento estipula o prazo de um ano para que as escolas se organizem para oferecer as aulas aos estudantes. É neste período que gestores educacionais, das esferas federal, estadual e municipal, devem criar as condições para que as novas regras de ensino sejam adequadamente fornecidas aos alunos, de modo que o corpo discente possa usufruir da melhor maneira possível da inovação que ora lhe é assegurada.

O Grande ABC já trilha o caminho do ensino da tecnologia em sala de aula. Em algumas cidades da região, como no caso de São Caetano, a determinação do CNE, colegiado que integra a estrutura do Ministério da Educação, chega atrasada, já que as escolas da rede municipal, até mesmo as de ensino infantil, trabalham a temática, inclusive com o auxílio de modernos equipamentos, já há algum tempo. O posicionamento do conselho nacional garantirá, porém, que o avanço seja democratizado entre todos os colégios.

Para que isso aconteça, todavia, será preciso fazer investimentos na compra de aparelhos e na capacitação de professores. Como bem observou o especialista no assunto Leandro Holanda, em reportagem sobre o tema publicada nesta edição do Diário, de nada adianta criar as diretrizes se não há gente qualificada para implantá-la. “Não basta ter o recurso, é preciso aplicá-lo de forma correta”, segundo suas palavras. Sábias colocações, diga-se.

O especialista tocou em ponto fulcral, que expõe um dos principais motivos do atraso da educação nacional. Existem no Brasil condições suficientes para colocar o País entre os mais avançados nos indicadores de ensino. Mas por que, tendo CNE tão zeloso e 25% dos recursos do orçamento da União, a aprendizagem não avança? Certamente porque falta capacitação a quem ensina. Professores precisam aprender constantemente para não falhar na missão de ensinar. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;