Fechar
Publicidade

Sábado, 25 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

esportes@dgabc.com.br | 4435-8384

Atlético-MG fatura R$ 29 milhões em três anos com camisas criadas por torcedores



20/05/2022 | 20:29


O Atlético-MG comemora o sucesso do "Manto da Massa" pelo terceiro ano consecutivo. A iniciativa em que os torcedores podem criar o layout de um uniforme do clube rendeu R$ 12 milhões aos cofres do time mineiro. Foram 130 mil camisas vendidas para serem entregues ainda em 2022 e outro lote de 10 mil unidades para 2023, totalizando 140 mil unidades.

No ano passado, foram 120 mil camisas vendidas, com um lucro de R$ 8 milhões. Já em 2020, primeiro ano do concurso, foram comercializadas 110 mil unidades e uma arrecadação de R$ 9 milhões. Ou seja, em três edições, o Atlético-MG lucrou R$ 29 milhões com seu uniforme. O rendimento do time em campo ajudou. O Atlético foi campeão do Brasileirão e da Copa do Brasil na temporada passada, por exemplo.

Will Rios foi o vencedor do concurso desta temporada, recebendo 25% (18 mil) do total de votos. Os primeiros dias de vendas foram exclusivos para os sócios-torcedores do time. Líder no quesito no Brasil, com mais de 127 mil inscritos no programa, o Atlético-MG também ofereceu desconto aos associados, que puderam comprar a camisa por R$ 199,90. Para o público geral, o uniforme custou R$ 319,90.

O clube mineiro também abriu comercialização para os torcedores que residem no exterior. Por um pacote especial, os atleticanos puderam comprar já com valor de US$ 90 (R$ 442), com frete incluído. "Quando você coloca o torcedor no centro das ações, cria uma oportunidade de se envolver em algo realmente relevante. A camisa é o maior símbolo de um clube, e as campanhas mostram que os resultados estão sendo positivos", afirmou Armênio Neto, especialista em geração de receitas na indústria esportiva.

A colaboração dos fãs no processo de criação das camisas vem ganhando cada vez mais espaço no futebol brasileiro. Em 2012, após uma brincadeira nas redes sociais, o Corinthians produziu uma camisa feita por dois alvinegros. A "Camisa do Povo" não foi utilizada em partidas oficiais, mas foi comercializada nas lojas. Sete anos depois, o São Paulo, em conjunto com a MRV, idealizou proposta parecida, mas a única aparição do uniforme foi durante a entrada em campo por um jogo do Brasileirão.

"É muito importante saber ouvir de verdade a opinião dos torcedores, principalmente quando se trata do uniforme. Criar uma estratégia para o ambiente digital é imprescindível para conseguir o engajamento necessário para influenciar diretamente na rentabilidade comercial do clube. Por outro lado, vale reforçar o cuidado ao criar qualquer ação fora das quatro linhas, deve-se ter atenção redobrada com o momento exato que a ação deve acontecer, assim como toda a estratégia para que não tenha resultado negativo", ressalta Renê Salviano, fundador da HeatMap.

Em menos de um ano, a Volt Sport, marca de artigos esportivos 100% brasileira com oito clubes no portfólio, promoveu, pela segunda vez, uma dinâmica para a definição dos novos modelos. Para a ação comemorativa aos 110 anos do América-MG, os torcedores poderão enviar os desenhos para a escolha do terceiro uniforme do clube. Nesta temporada, a organização também realizou a promoção no CSA.

"É uma forma de estreitar a identificação do produto com o torcedor, que é nosso principal cliente. A criatividade dos fãs é interessante, recebemos os modelos e com nossa expertise de mercado, realizamos as alterações necessárias para moldar o produto final", conta Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;