Economia Titulo Indústria Automotiva
Governador vai pedir à Toyota que mantenha unidade em S.Bernardo

Garantia foi dada ontem por Rodrigo Garcia a prefeito e a sindicato

Da Redação
20/05/2022 | 09:43
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC garantiram apoio fundamental para a permanência da planta da Toyota na cidade. Na noite de ontem, o chefe do Executivo se reuniu com o governador Rodrigo Garcia (PSDB), no Palácio dos Bandeirantes, que se comprometeu a convocar reunião com a cúpula da montadora a fim de reverter o encerramento dos trabalhos e manter os 550 empregos.

Durante a reunião, que contou com a participação do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, o prefeito e a entidade sindical demonstraram ao governador a preocupação com a decisão unilateral da montadora japonesa e pediu auxílio do governador no diálogo com a empresa. “Ficamos muito satisfeitos em contar com uma força importante como a do governador na luta para que a Toyota mantenha suas atividades e, por consequência, os empregos em São Bernardo”, destacou o prefeito.

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, a reunião foi fundamental e estratégica no convencimento para que a montadora preserve os empregos em São Bernardo. “A manutenção da Toyota é importante não só para os empregos em São Bernardo mas para o ABC”, frisou Selerge.

A Toyota do Brasil anunciou em 5 de abril a transferência da sua operação industrial de São Bernardo para as cidades onde já atua – Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz – no Interior do Estado de São Paulo. A iniciativa, segundo comunicado oficial da empresa, tem por objetivo buscar mais sinergia entre suas unidades produtivas e faz parte de seu plano em busca de mais competitividade frente aos desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade de seus negócios no País.

A mudança será feita de forma gradual a partir de dezembro de 2022, com conclusão prevista para novembro de 2023. Em abril, a Toyota informou que prevê a manutenção dos empregos, ou seja, será oferecida oportunidade de recolocação para 100% dos trabalhadores da unidade do Grande ABC . 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;