Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 27 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Covid volta a preocupar


Do Diário do Grande ABC

19/05/2022 | 23:59


Prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB) foi ontem à noite às redes sociais para anunciar que vai orientar a população a voltar a utilizar a máscara de proteção contra a Covid-19. É o que mostra reportagem desta edição do Diário. De acordo com o chefe do Executivo, a cidade registrou alta de 667% no número de pacientes contaminados pelo novo coronavírus entre os dias 9 e 16 de maio quando comparado com o mesmo período de abril. Os casos subiram de 169 para 414. Escolas de Santo André e São Caetano também foram obrigadas a suspender aulas por causa da contaminação de vários alunos e professores. Os alertas são preocupantes.


Não se pode responsabilizar a sociedade pela volta da ameaça representada pela Covid-19. É perfeitamente compreensível que, após tanto tempo de restrições e confinamento, a população tenha abrandado as medidas de proteção assim que as autoridades municipais e estaduais declararam oficialmente que o maior perigo havia passado. Em 22 de abril, o próprio ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou portaria declarando o fim da emergência em saúde pública causada pela pandemia no Brasil.


Até mesmo antes disso, quando as campanhas de vacinação em massa começaram a dar resultados, derrubando as estatísticas da doença dia após dia, as pessoas deixaram de sair de casa com as máscaras. Natural. A queda nos números de contaminados e mortos tornou difícil o processo de convencimento de que o perigo ainda não havia passado.


Mas a Covid não desapareceu. Pelo contrário. Ela segue contaminando. Como mostram os casos em escolas andreenses e são-caetanenses, além da medida anunciada ontem pelo prefeito são-bernardense. Este é exatamente o desafio das autoridades municipais. A pandemia vai passar, mas ainda não passou. Se as medidas de distanciamento e higienização continuarem a ser exigidas da comunidade, talvez seja possível, em breve, deixar de temer a pandemia do novo coronavírus. Mas, infelizmente, este momento ainda não chegou. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;