Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 28 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Pinacoteca de São Bernardo recebe mostra 'Infundadas Certezas'

Divulgação  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Em cartaz até julho, exposição questiona a relação das pessoas com o espaço urbano; público poderá contar com visitas mediadas e conversas com os artistas


Do Diário do Grande ABC

19/05/2022 | 18:25


Entre os dias 21 de maio a 22 de julho estará em cartaz na Pinacoteca de São Bernardo a exposição “Infundadas Certezas”. A mostra apresenta 18 trabalhos dos artistas contemporâneos Aline Moreno e Marc do Nascimento, com curadoria de Marina Frúgoli e produção de Líria Cultural. As obras da mostra questionam a relação das pessoas com a paisagem do espaço urbano e revelam o embate entre racionalidade, controle e acaso, um reflexo da produção de Aline e Marc, que usam materiais utilizados pela construção civil nas grandes cidades para criar possibilidades de experimentação.

A expressão “Infundadas Certezas” foi escolhida por artistas e curadora para deixar em evidência a falta de controle humano sobre as transformações dos materiais usados na mostra. “O título remete a uma ideia de vontade da própria matéria, como o aparecimento de uma rachadura ou de uma ferrugem, por exemplo. As transformações ocorrem independente do desejo das pessoas sobre esses materiais. Assim, nossas certezas não são assim tão sólidas”, explica a curadora Marina Frúgoli.

Os artistas trazem para a exposição elementos do cotidiano urbano, como uma madeira curvada, um metal corroído e um concreto rachado. No trabalho de Marc, a matéria já processada surge em processo de deterioração, enquanto na pesquisa de Aline a pedra em estado bruto é um elemento fundamental – a artista dialoga com as tentativas de inserir esse material em formas geométricas pré-estabelecidas pela racionalidade humana.

De acordo com a curadora, os trabalhos ganham novos sentidos ao serem inseridos no espaço expositivo “Os trabalhos criados propiciam uma relação com o público que não é apenas visual, mas também sensorial. Mesmo sem tocá-la, ao ver a matéria em seu estado aparentemente bruto, é possível sentir seu peso, temperatura e textura", diz. A mostra é gratuita e aberta a todos. No dia 24 de maio, às 10h, ocorrerá uma conversa entre os artistas, a curadora e o público. “O encontro será um espaço de trocas que visa ampliar as possibilidades de diálogo entre as obras da exposição e os visitantes”, comenta Marina.

Além de expandir a rota de artes no Estado de São Paulo, o projeto Infundadas Certezas apoia a ampliação do acesso aos bens culturais e a promoção de debates sobre arte contemporânea. Ao final da exposição, três obras serão doadas para o acervo permanente da Pinacoteca de São Bernardo.

Visitas mediadas e conversa com artistas

A Pinacoteca de São Bernardo irá realizar visitas mediadas nas seguintes terças-feiras:

- 07 de junho, com a presença do artista Marc do Nascimento;

- 21 de junho, com a presença da artista Aline Moreno;

- 05 de junho, com a curadora Marina Frúgoli.


A Mostra Infundadas Certezas está em exposição de 21 de maio a 22 de julho, de terça a sexta-feira, das 9h às 11h, com permanência até às 12h e das 14h às 16h, com permanência até às 17h. A abertura será no sábado, 21, às 15 horas. A Pinacoteca de São Bernardo fica na Rua Kara, 105, Jardim do Mar. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;