Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 27 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Assembleia parabeniza Diário pelo aniversário

Reprodução/Alesp Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Da Redação

19/05/2022 | 08:38


O jornalismo sério e independente praticado pelo Diário ao longo de 64 anos, completados em 11 de maio, foi homenageado pela Assembleia Legislativa. Moção com votos de aplauso apresentada pelo deputado Campos Machado, presidente estadual do Avante, foi encaminhada ontem ao veículo de comunicação.

“A principal razão da moção é a história que o Diário está escrevendo no jornalismo brasileiro há mais de seis décadas. Atualmente é um dos grandes jornais do Estado de São Paulo. Um veículo sério, independente e que soube, através dos anos, granjear o respeito de todo o povo paulista”, justifica Campos Machado.

Em entrevista ao Diário, o parlamentar também faz questão de incluir entre as motivações que o levaram a apresentar a Moção número 126/2022 a dedicação do empresário Ronan Maria Pinto, acionista do jornal, na manutenção de um veículo voltado à defesa dos interesses do Grande ABC e de sua gente.

“Trata-se de um plantador de sonhos. Um amigo e um irmão que sempre sonhou com um jornal forte para servir à região. Ronan é um amigo leal, e a lealdade é a cicatriz da alma de um homem”, declara Campos Machado.

Na justificativa à Assembleia, o deputado relembrou a história do jornal, desde 11 de maio de 1958, Dia das Mães, quando circulou a edição de número 1 do semanário News Seller, que, dez anos depois, em 9 de maio de 1968, se transformaria no Diário</CF>.

O documento aprovado pelo Poder Legislativo paulista cita a coragem do jornal diário, que em sua edição inaugural, em plena Ditadura Militar (1964-1985), circulava com manchete incômoda ao regime de exceção então em vigor no Brasil: “Prisão de sacerdotes agita círculos católicos na região”.

Menciona também o pioneirismo do Diário na internet. “Desde 1996, o DOL, Diário On-Line, como é conhecido, noticiou os mais importantes acontecimentos, assim como as inúmeras histórias de vida, através do webjornalismo, dando mais qualidade e agilidade na informação e na comunicação com os leitores”, diz trecho da moção.

O destemor do jornalismo praticado pelo Diário e o alinhamento ao que há de mais moderno na produção e na distribuição de conteúdo transformaram o veículo, segundo palavras de Campos Machado, no “maior jornal regional do Brasil”.

“E essa conquista se deve ao excelente trabalho de seus profissionais, desde a manufatura gráfica, repórteres, jornalistas, articulistas, colaboradores e diretores, bem como a gestão de seu empreendedor e proprietário, Ronan Maria Pinto, motivo pelo qual fiz questão, absoluta, de registrar nos anais desta Assembleia Legislativa do Estado esta homenagem aos 64 anos do jornal”, finaliza Campos Machado na moção.

Diretor de Redação, Sérgio Vieira agradeceu a homenagem dos deputados e se comprometeu a manter a defesa dos anseios da comunidade do Grande ABC como uma das missões prioritárias do Diário. “Nosso trabalho é, além de noticiar o que de mais importante ocorre na região, no Estado, no Brasil e no mundo, o de ser o porta-voz da nossa população.” 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;