Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 28 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Indústria em discussão


Do Diário do Grande ABC

18/05/2022 | 23:59


A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC instituiu ontem, na USCS (Universidade Municipal de São Caetano), fórum destinado a discutir a retomada da industrialização na região. Finalmente. Faz muito tempo que este Diário defende que se busquem alternativas para que as sete cidades mantenham o protagonismo na formação do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. Além da qualidade dos debates, que envolveram lideranças municipais e estaduais, chamou a atenção o número expressivo de participantes do encontro. Trezentas e sete pessoas estiveram presentes no evento, o que, por si, demonstra o grau de interesse pelo assunto.


Chegou-se à conclusão de que falta interação entre os agentes que podem modernizar o parque fabril do Grande ABC – e aí reside uma das principais razões da estagnação industrial da região. Exemplo? Faculdades e empresas conversam pouco – quando conversam. E assim ambos os atores permanecem cada um com os seus problemas, quando o estreitamento do diálogo poderia solucionar as questões de um e de outro, em conjunto. O fórum surge para estabelecer conexões.


A presença da secretária de Desenvolvimento do Estado, Zeina Latif, é sinal evidente de que o Palácio dos Bandeirantes, sede do Executivo paulista, está disposto a colaborar com o fortalecimento da indústria regional. Confirmando, aliás, o que disse o próprio governador Rodrigo Garcia (PSDB) há praticamente um ano, de que acreditava na capacidade de o setor se reinventar no Grande ABC – cujo desenvolvimento está ligado diretamente ao segmento automotivo.


É hora, todavia, de se modernizar e olhar para o futuro. A riqueza da região foi durante muito tempo, desde a década de 1950, impulsionada pelas montadoras de veículos movidos a combustível fóssil, um modelo que está perto da exaustão. Preocupadas em reduzir os impactos ao meio ambiente, as legislações mundiais estão cada vez mais hostis a tudo que diz respeito ao motor por combustão. O Grande ABC está atrasado nas discussões. Que o fórum lançado ontem ajude a reconectar a indústria local à mundial. Para isso, as ideias precisam migrar rapidamente do papel para a prática. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;