Fechar
Publicidade

Sábado, 25 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Merenda saudável


Do Diário do Grande ABC

18/05/2022 | 23:59


Li com especial interesse e imensa satisfação as reportagens publicadas recentemente pelo Diário sobre os resultados do programa de alimentação saudável desenvolvido pela Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André). Principalmente a que trata da substituição do açúcar industrializado pela frutose no cardápio para crianças de zero a 3 anos, uma imposição da legislação.


A propósito da reportagem sobre a utilização de frutas, como a banana, para adoçar o leite das crianças, tenho um depoimento pessoal a fazer, na qualidade de ex-superintendente da Craisa, cargo que ocupei de 2008 a 2011. É acertada a iniciativa de convidar os pais a degustarem o produto.


É muito importante que todos os pais de estudantes das creches de Santo André saibam que as merendas das nossas crianças foram amplamente estudadas pelas competentes nutricionistas Simone de Cássia Barbosa e Alessandra Martins de Souza, com o auxílio das equipes da cozinha central, através de dados clínicos de médicos sobre as doenças da obesidade e hábitos alimentares.


Tomaram a iniciativa de, antes de implantar o programa, consultar vários pais para que tivessem a ciência de que iriam modificar o cardápio da merenda com dois objetivos: a saúde e os hábitos alimentares saudáveis através da introdução de frutas, verduras, legumes. carnes etc. A equipe técnica realizou vários estudos com outras merendas do Estado de São Paulo e implantaram o melhor programa nutricional da cidade, que rendeu na época o segundo lugar entre todas as iniciativas paulistas similares.


Estou orgulhoso e feliz porque a iniciativa da época está sendo hoje discutida e levada à opinião pública.


Quero deixar claro que na época fizemos parcerias com agricultores familiares para obtenção de produtos sem agrotóxicos para a merenda e entidades assistenciais por meio do banco de alimentos.


Parabenizo neste artigo o Diário pelas reportagens, o prefeito Paulo Serra (PSDB) por continuar a melhorar o projeto e o atual superintendente da Craisa, sr. Reinaldo Messias, pelo competente corpo técnico e operacional da cozinha central.

Euclides Marchi é ex-superintendente da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) e professor aposentado da rede pública estadual de ensino.


PALAVRA DO LEITOR

Novela
Tudo se constrói com comando, decisões e ações, principalmente a Nação. Porém, essa ‘novela’ entre o governo federal e o STF (Supremo Tribunal Federal) sobre se as urnas eletrônicas são confiáveis ou não, para as próximas eleições, está causando mal-estar na população, que está igual a cego no meio de um tiroteio. Ou seja, não sabe para que lado correr, ficando ao Deus dará. Infelizmente, pela falta da tão almejada credibilidade, o povo acaba sendo exposto por situações desagradáveis, onde o ser humano não deveria passar por isso. Portanto, ordem e progresso.
Sérgio Antônio Ambrósio
Mauá


Sergio Moro
Ele não mora em São Paulo, então não deve ser candidato por São Paulo; se é do Paraná, vai ser candidato pelo Paraná (Moro fala da relação com São Paulo e reclama de ação sobre domicílio eleitoral: ‘É sério isso?’). Prendeu o que foi o melhor presidente que o Brasil já teve, sem provas e muitas falcatruas e ajudou a eleger aquele que está sendo um dos piores presidentes da história do País.
Onofre Santos
do Facebook


Santa Helena
<EM>Descaso total, falta de respeito. Esse plano de saúde desmarcou três consultas minhas, sendo duas vezes com meu psiquiatra. E não remarcou. Tive que recorrer a órgão competente para conseguir me consultar com os médicos. O psiquiatra está alterando meus medicamentos devido a uma iminente crise e preciso me consultar em menos tempo que o normal, até estabilizar. E preciso dos primeiros horários, pois meu diretor me proibiu de ir ao médico em horário de trabalho. Um absurdo atrás do outro. Neste País de meliantes, isso que dá ser honesta e trabalhadora.
Kioko Sakata
São Bernardo


Diversidade – 1
Poderíamos trocar a faixa da diversidade por: incluir pessoas trans no mercado de trabalho, oferecendo cursos, capacitando-as profissionalmente para elas poderem ter suas rendas dignamente (Ribeirão reinaugura faixa de pedestre da diversidade)!
Ellen Santos
do Facebook


Diversidade – 2
Essa faixa não pode ser chamada de ‘faixa de pedestre’, pois não está dentro das normas do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Logo, é irregular, gasto de dinheiro público que poderia estar sendo aplicado no combate ao frio, causado pelo Bolsonaro.
Jesse Lopes
do Facebook


Covid-19
É tudo uma matrix, tudo controlado (Casos de Covid aumentam 61% na região). Eles (autoridades) liberam o povo do uso de máscaras e cuidados (sanitários), os médicos lucram, os hospitais lucram e as farmácias também. Tudo controlado pelos ‘grandes’! Tudo um grande teatro. Enchem os bolsos e o povo que morra!
Márcia Meneses
do Facebook 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;