setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319
Possivelmente de frio, homem morre em frente a UPA em Mauá
PM aguarda laudo para confirmar se morte tem relação com as baixas temperaturas; vítima passou madrugada na rua
Renan Soares
Especial para o Diário
18/05/2022 | 13:18
O corpo de um homem surpreendeu quem passava na calçada de frente da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Barão de Mauá, na avenida Barão de Mauá, na manhã desta quarta-feira (18). Segundo informações da PM (Polícia Militar), Wellington Oliveira, 39 anos, teve um mal súbito e caiu no local, tendo sua morte confirmada por causas naturais. Entre as possibilidades levanta-se a opção da vítima ter morrido pelo frio, que atingiu em cheio o Grande ABC nesta madrugada, quando o município registrou mínima de 7°.
A equipe de reportagem do Diário esteve no local e falou com os familiares da vítima. A irmã e a sobrinha de Oliveira contaram que o homem morava no bairro Olinda, junto a uma prima, e havia saído para trabalhar às 7h da manhã de ontem (17). O rapaz costumava chegar próximo das 19h em sua residência, o que não aconteceu, gerando preocupação.
A família recebeu hoje pela manhã a notícia que Wellington foi encontrado sem vida próximo a UPA redondezas que ele costumava frequentar. Ainda segundo o relato dos familiares, que preferiram que seus nomes não fossem divulgados, amigos e pessoas que estavam no local relataram que ele estava bebendo em um bar próximo na tarde de ontem e que depois pediu ajuda em estabelecimentos por perto, alegando estar com pressão baixa e pedindo um pouco de sal.
Oliveira estava com todos os documentos, o que facilitou a identificação. A equipe da PM presente no local da ocorrência informou que receberam o chamado por volta das 7h, e que mesmo sendo tão próximo a uma unidade de saúde, quando os funcionários da UPA acharam Wellington ele já estava morto. As baixas temperaturas podem ter sido o principal motivo do óbito segundo o que foi levantado pela perícia. A família acredita que o mal súbito pode ter relação com uma parada cardíaca.
A Prefeitura de Mauá informou que o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado para atender a ocorrência, mas que a equipe atestou o óbito do homem ao chegar no local. Ainda não foi emitido o laudo do IML (Instituto Médico Legal) com o motivo da morte. Quando a causa do óbito for confirmada, a matéria será atualizada. A ocorrência foi levada ao 3° DP (Distrito Policial) de Mauá.
População em situação de rua
Apesar de não ser o caso de Oliveira, muitas outras pessoas têm como realidade ter de dormir na rua. A Operação Inverno já está em atividade na cidade de Mauá. Nas noites e madrugadas de segunda e terça-feira (16 e 17), de acordo com a Prefeitura, foram realizadas 18 abordagens por meio de busca ativa nas vias da cidade para convidar e levar pessoas em situação de rua para os abrigos (CentroPop e albergue).
Nos mesmos dias, a Secretaria de Assistência Social recebeu seis denúncias com relatos de locais em que havia pessoas em situação de rua, sendo todas atendidas. Os indivíduos que se recusaram a ir ao abrigo receberam blusas e cobertores.
Quem encontrar pessoas em situação de rua e vulneráveis ao frio deve entrar em contato com o CentroPop (4547-1061), em horário comercial, ou ligar para a Defesa Civil (199) ou GCM (153 ou 4543-0354), atendimento 24 horas por dia.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.