Tecnologia Titulo
Príncipe da Arábia Saudita se torna um dos principais acionistas da Nintendo
Bianca Bellucci
Do 33Giga
18/05/2022 | 10:55
Compartilhar notícia


O Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, presidido pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, comprou 5,01% da Nintendo. Com a aquisição, ele se torna o quinto maior acionista da companhia de games. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (18) pela Bloomberg.

Leia mais:
Museu da Nintendo deve ser inaugurado no Japão em 2024
Mario Bros.: relembre os jogos mais icônicos do encanador
Project64: veja como instalar e usar o emulador de Nintendo 64

A compra das ações da Nintendo fazem parte de uma estratégia da Arábia Saudita para se tornar menos dependente do petróleo, sua principal fonte de riqueza atualmente. Para isso, desde dezembro de 2020, o país vem investindo na indústria de games.

É possível destacar três grandes aquisições neste contexto. Salman adquiriu 96% da desenvolvedora japonesa SNK (responsável pelos estúdios de Fatal Fury, Metal Slug e The King of Fighters). Também comprou mais de US$ 3 bilhões em ações de Activision Blizzard, Electronic Arts e Take-Two e abocanhou 5% de participação na Capcom e na editora de jogos online sul-coreana Nexon.

Esse movimento, no entanto, não é visto com bons olhos por alguns grupos. Isso porque a Arábia Saudita tem histórico de abusar dos direitos humanos, incluindo a criminalização de pessoas LGBTQIA+. Vale destacar também que, em 2021, um relatório da CIA, serviço de inteligência dos Estados Unidos, concluiu que o príncipe aprovou o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;