Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 28 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Rehn: BCE deve retirar juros do território negativo de forma relativamente rápida



18/05/2022 | 09:49


O presidente do Banco da Finlândia e dirigente do Banco Central Europeu (BCE), Olli Rehn, defendeu nesta quarta-feira, 18, que a autoridade monetária deve retirar juros do território negativo de forma "relativamente rápida" e continuar o gradual processo de aperto das condições.

Em seminário em Helsinki, Rehn ressaltou a necessidade de conter os riscos de que as expectativas de inflação na zona do euro fiquem desancoradas. "Não estou sozinho nesta opinião, uma vez que esta é também a indicação dada por muitos dos meus colegas do Conselho de Administração e do Conselho do BCE", disse.

O dirigente destacou que o cenário inflacionário na região está cada vez mais "desafiador", em meio à escalada dos preços de energia. Segundo ele, há incertezas sobre se o quadro atual provocará mudanças no comportamento das empresas e nos salários.

"A inflação de energia e os gargalos da cadeia de suprimentos por si só não levariam a uma aceleração sustentada da inflação, a menos que haja grandes efeitos secundários, levando a uma espiral de preços e salários", pontuou.

Para ele, a inflação salarial na zona do euro tem sido moderada até o momento, mas houve "claros sinais" de aceleração no começo do ano. Por isso, diz ele, é importante não deixar que as expectativas inflacionárias saiam do controle. "Este é agora o fator mais crítico na determinação do curso da política monetária", avaliou.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;