Setecidades Titulo Coluna Memória
No Morumbi, no Pacaembu. Ele e o Rei. Reflexão

Ricardo Hernandes faz parte dos 64 anos do Diário do Grande ABC, escrevendo e, principalmente, fotografando. Da sua obra, as quatro fotos de hoje

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
18/05/2022 | 05:28
Compartilhar notícia


PELOS CAMINHOS DA NOTÍCIA. As legendas são do próprio Ricardo Hernandes, especial para Memória:

1 – Final do Campeonato Paulista de 1974. Palmeiras 1, Corinthians 0. Na terça-feira seguinte o Diário publicou na Editoria de Esportes a foto de minha autoria em que aparece o jogador Ronaldo marcando o gol da vitória.

Antes do jogo, os repórteres-fotográficos no gramado do Morumbi.

Na fila dos agachados, o quinto da direita para a esquerda é o fotógrafo do Diário Antonio Carvalho. Estou em pé, ao centro, de cabeça baixa, abraçado pelo “Cacareco”, o senhor careca, fotógrafo de “A Gazeta Esportiva”



2 – Estádio do Pacaembu, num sábado à tarde.
Nota da Memória - Pois é, Ricardo, neste exato instante estão derrubando as arquibancadas do Pacaembu. Triste!

3- Ele e eu em 14 de novembro de 1974, na Matriz da Casas Bahia, em São Caetano

4 – Interna de asilo no Jardim Bom Pastor, em Santo André: toda solidão de uma senhora que por certo teria muitas histórias a contar

Crédito das fotos 1, 2, 3 e 4 – Ricardo Hernandes/Banco de Dados

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Quinta-feira, 18 de maio de 1972 – ano 14, edição 1845

MANCHETE – Desastre na Estrada de Ferro Sorocabana mata seis e fere 70.
Trem apanha carreta na passagem de nível do bairro da Lapa, em São Paulo, local conhecido como “restaurante do Sesi”.

CULTURA & LAZER – Grupo jovem de ballet de Santo André, do professor Ruslan, fará três espetáculos beneficentes em Blumenau (Santa Catarina) e gravará um vídeo-tape para o Canal 6 daquela cidade. A estreia será amanhã à noite (19-5-1972).

A delegação andreense é formada por Francisco Torres, técnico de som e luz; as bailarinas Hirone, Sandra, Maria Isabel, Renata, Ricarda, Krim, Bárbara, Cibele, Tânia e Débora. Mais os bailarinos Estefan, Aldemir, Sérgio e Klaus.
A notícia foi publicada na coluna do jornalista Chiquinho Palmério.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 17 de maio de 1992 – ano 34, edição 8075

POLÍTICA – Oito querem a vaga de Luiz Carlos Grecco. Ribeirão Pires terá o maior número de candidatos a prefeito do Grande ABC, conforme lista dos pré-candidatos:
Antonio Simões (PST)
Claudio José Benito (PDT)
Valdírio Prisco (PMDB)
José Valdemar Romaldini (PTR)
Cézar de Carvalho (PSDB)
Maria Inês Soares (PT)
Luiza Grunho (PTB)
Manuel Mendes Júnior (PPS)

HOJE
Dia Internacional dos Museus

Além dos museus oficiais citados pela repórter Joyce Borges Cunha na excelente reportagem do último domingo no Diário, devemos lembrar dos chamados ecomuseus, específicos de uma escola, um sindicato, uma associação, uma igreja.

Hoje já não se projetam museus gigantescos como o Paulista (Ipiranga) ou do Louvre (Paris). Ideia de historiadores como o britânico Paul Thompson, o pai da memória oral, são os pequenos museus. Temos alguns na região, entre os quais:

1 – O museu organizado pela Sra. Myrthys Setti Braga, no quintal da sua casa, no Centro de São Bernardo. Ela é falecida, mas a família mantém esse ecomuseu.

2 – Em Santo André, João de Deus Martinez mantém um museu de curiosidade em sua garagem, na Vila Valparaíso. Focaliza o interior, o campo, por isso foi motivo de reportagem do Globo Rural, recentemente – ainda não foi ao ar.

3 – Em Mauá, o economista Moacyr Antonio Ferrari organizou em sua casa um museu com as coisas da cidade, reunindo, até mesmo, as canetas com que cada prefeito assinou sua posse.

4 - A pandemia nos levou o professor e arquiteto Júlio Abe, criador do Museu de Rua, cuja filosofia é bem simples: se as pessoas não vão aos museus, que os museus levem exposições de seus acervos nas ruas, praças, estações de trens e ônibus, etc.

5 - O pessoal da Chácara Silvestre, em São Bernardo, está à procura do professor Antonio Perez, que organizou, décadas atrás, o Centro de Pesquisa do Folclore, uma joia, que precisaria ser revivida.

 Dezoito de maio é também o Dia das Raças Indígenas da América, Dia Nacional do Petroquímico, Dia dos Vidreiros e Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

SANTOS DO DIA – Claudia de Ancyra da Turquia, Félix de Cantalice ou Cantalício, Leonardo Murialdo e João I.

MUNICÍPÍOS BRASILEIROS
No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Guaíra e Piratininga.

Pelo Brasil: Areia, na Paraíba; Bezerros, Caruaru e Panelas, em Pernambuco; Branquinha, em Alagoas; Jaquaquara e Nova Soure, na Bahia; e Japi, no Rio Grande do Norte.

Em 1957, dentro das comemorações do aniversário de Caruaru, Luiz Gonzaga apresentou-se na cidade ao lado do pai, o velho sanfoneiro Januário.

EM 18 DE MAIO DE...

1917 – Frido Cavassani nasce em São Caetano. Memorialista e descendente de imigrantes italianos.

1957 – General Motors do Brasil, em São Caetano, divulgava a produção do seu 150.000º refrigerador “Frigidaire”. O modelo foi lançado em

Falecimentos 

Santo André

Alfredo Augusto Pires, 92. Natural de Portugal. Residia no bairro Campestre, em Santo André. Dia 14. Memorial Jardim Santo André.

São Bernardo

Amélia Araújo Sanches, 89. Natural de Itapira (São Paulo). Residia no Parque Espacial, em São Bernardo. Dia 11. Cemitério de Vila Euclides.

São Caetano

Aurélio Orlando, 91. Natural de Olímpia (São Paulo). Residia no bairro São João Clímaco, em São Paulo, Capital. Dia 10. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Diadema

Terezinha Isabel de Jesus Freitas, 86. Natural de Mantena (Minas Gerais). Residia no bairro Taboão. Dia 12. Cemitério Municipal de Diadema.

Mauá

Sônia Marques Conceição, 57. Natural de Santo André. Residia no Jardim Zaíra, em Mauá. Dia 12, em Santo André. Cemitério Santa Lídia.

Ribeirão Pires

José Eduardo Barros, 64. Natural de Ribeirão Pires. Residia no Pilar Velho, em Ribeirão Pires. Dia 7, sendo sepultado no dia 10. Cemitério São José. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;