Esportes Titulo Para maiores de 60 anos
Região envia 259 atletas para Jogos da Melhor Idade

Competição reunirá 2.500 competidores na Praia Grande para disputa de 24 modalidades

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
17/05/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Entre hoje e domingo, Praia Grande receberá a 24ª edição do Jomi (Jogos Estaduais da Melhor Idade), que reunirá 2.500 competidores a partir dos 60 anos para a disputa de 24 modalidades. O Grande ABC terá quatro municípios participando, com delegações que representam 10% do total de participantes: 259 atletas. Esta fase do evento é classificatória para a etapa estadual, que será em Presidente Prudente, entre 9 e 13 de julho, em uma relação similar aos Jogos Regionais e aos Jogos Abertos do Interior. A cerimônia de abertura será amanhã, a partir das 15h.

Atual campeão (venceu a edição de 2019, a última a ser disputada, antes da pandemia da Covid, em Itapecerica da Serra), Santo André vai levar 110 atletas. O mais velho deles, inclusive, tem 93 anos. São Bernardo, vice naquela oportunidade, será representada por 130 competidores, alguns deles em mais de um esporte. Tanto andreenses quanto são-bernardenses terão representante nas 24 modalidades.

A cidade de Mauá levará 24 atletas, que disputarão exclusivamente o vôlei adaptado (12 no feminino e 12 no masculino). Ribeirão Pires, por sua vez, mandará 35 representantes, que participarão no atletismo, coreografia, dança de salão, buraco, damas, dominó e malha.

Por outro lado, São Caetano e Diadema não enviaram representantes e justificaram que, em razão da pandemia, muitos projetos da terceira idade foram paralisados. Todavia, disseram que deverão voltar a participar em competições futuras. Outra cidade que estará ausente é Rio Grande da Serra.

As modalidades em disputa no Jomi de Praia Grande serão atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez, nas categorias feminino e masculino. A delegação da casa será composta por 160 integrantes.

De acordo com a organização, os aproximadamente 2.500 participantes do Jomi ficarão hospedados durante a competição nas colônias de férias. Atualmente, o Município possui 80 colônias com cerca de 10 mil leitos, considerado o maior complexo da América Latina. Praia Grande recebe uma etapa regional dos jogos pela sétima vez na história, tendo sido campeã em 2015 e 2017. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;