Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 9 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Consórcio planeja ouvir pré-candidatos ao Estado

Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Colegiado de prefeitos quer saber propostas que postulantes na eleição de outubro têm para o Grande ABC


Wilson Moço
Da Redação

15/05/2022 | 00:01


O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC planeja convidar todos os pré-candidatos ao governo do Estado para visitar a entidade regional e apresentar propostas que beneficiem as sete cidades e que planejam incluir nos planos de governo que pretendem defender em suas campanhas na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes. O colegiado de prefeitos também deverá mostrar demandas elencadas pelos gestores regionais, e que poderão ser contempladas no documento que vai nortear a futura administração estadual. 

A proposta para realizar espécie de sabatina com os pré-candidatos foi definida em reunião do colegiado de prefeitos na semana passada – o único ausente foi o chefe do Executivo de São Bernardo, Orlando Morando, que enviou o vice Marcelo Lima (SD) como representante da cidade. Como a decisão foi tomada em reunião, a entidade regional ainda não fechou questões como agenda de visitas, envio de convites aos postulantes ao comando do Palácio dos Bandeirantes nem quando será o primeiro encontro. No entanto, o plano é iniciar o cronograma em junho.

“Nossa intenção é receber todos os pré-candidatos ao governo do Estado para ouvir propostas e debater ações e parcerias que possam beneficiar as sete cidades do Grande ABC”, disse o prefeito de Santo André e presidente do Consórcio Intermunicipal, Paulo Serra (PSDB). A expectativa é a de que todos os pré-candidatos, de fato, aceitem o convite, inclusive pela importância da força econômica da região e do peso em termos de voto, já que as sete cidades reúnem em torno de 2,1 milhões de eleitores.

Até o momento, são dez pré-candidaturas colocadas para a disputa ao governo do Estado: Rodrigo Garcia (PSDB), Fernando Haddad (PT), Tarcísio Freitas (Republicanos), Márcio França (PSB), Vinícius Poit (Novo), Felício Ramuth (PSD), Gabriel Colombo (PCB), Abraham Weintraub (PMB), Elvis Cezar (PDT) e Altino Melo (PSTU).

FINANÇAS

Na mesma reunião, o colegiado de prefeitos decidiu iniciar estudo com objetivo de implementar medidas de readequação que permitam otimizar a função do Consórcio em relação às necessidades do Grande ABC no pós-pandemia. A entidade não deu detalhes de quais seriam as prováveis alterações, que só serão definidas após a conclusão do trabalho que vai nortear o plano de reestruturação, mas, entre as propostas, estaria rever os custos mensais para manutenção do Consórcio, ou seja, enxugar a máquina.

HISTÓRIA

A instituição foi constituída formalmente em dezembro de 1990, sob ideário de Celso Daniel (PT, morto em 2002), então prefeito de Santo André, para planejamento, articulação e definição de medidas de caráter regional, tendo a pauta original da questão do lixo como prioridade. À principal demanda inicial, o colegiado logo decidiu incluir questões como transporte público, saúde e educação, bem como plano de despoluição da Represa Billings.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;