Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 9 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

esportes@dgabc.com.br | 4435-8384

São Caetano é o time mais engajado nas redes da região

Celso Luiz/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Tradição e investimento colocam Azulão no topo do ranking


Dérek Bittencourt

14/05/2022 | 09:25


O São Caetano tem a maior torcida entre as equipes da região. Fundamentar tal afirmação não é fácil, sobretudo se for levada em consideração a presença dos fãs ao estádio. Por outro lado, foi o que apontou levantamento realizado pelo Diário considerando as contas dos clubes de futebol profissional do Grande ABC nas três principais plataformas, no qual o Azulão mostrou sua força e não deu chance aos rivais. A soma dos usuários que curtem ou seguem as páginas azulinas chega a 177 mil. Em segundo lugar está o Água Santa, seguido, respectivamente, por São Bernardo FC, Santo André, EC São Bernardo, Mauá FC, Grêmio Mauaense e CAD Ribeirão Pires, este que, apesar de licenciado, está próximo da profissionalização (veja a lista completa abaixo).

Campeão paulista de 2004, vice-campeão brasileiro duas vezes (em 2000 e 2001), vice-campeão da Libertadores, com muitos anos integrando os primeiros níveis do futebol estadual e nacional, além de jogadores convocados à Seleção Brasileira fizeram com que o São Caetano alcançasse grande repercussão. Não é possível afirmar que todos os seguidores são, de fato, torcedores, mas comprovam o quanto o Azulão é reconhecido. Além disso, segundo o asesor de imprensa Luciano Luiz, o clube promoveu ações para chegar a tal engajamento.

"O resultado não surpreende, pois houve uma quantidade grande de investimento na estrutura de solidificar as redes sociais. Entendemos a importância que elas exercem hoje na sociedade e por conta disso o clube tem intensificado as divulgações. Ainda há muito para evoluir e não existe uma fórmula mágica, mas, sim, produção de conteúdo. As pessoas que consomem as redes sociais hoje são extremamente exigentes e famintas de informação", explicou.


O Água Santa, por sua vez, parece ter trazido a força das arquibancadas para o mundo virtual. Acostumado a ter casa cheia desde os tempos de várzea, o Netuno ostenta a segunda colocação no ranking. "A torcida do Água Santa já demonstrava potencial de engajamento no amador, tornando mais fácil a introdução do clube no mercado digital. Outro fator preponderante foi a ascensão meteórica para a elite estadual, onde atraímos muitos seguidores, simpatizantes e torcedores, se tornando uma marca bem estabelecida na região", justificou o asesor de imprensa Michael Sanches.


Apesar de ter um título nacional, caso da Copa do Brasil de 2004, o Santo André surpreendeu negativamente ao aparecer somente na quarta posição. Porém, o gerente de marketing e comunicação Emerson Livólis disse que todo um trabalho vem sendo feito para mudar isso. "Ainda estamos engatinhando, longe do que pensa como ideal, mas a criação da TV Ramalhão, por exemplo, foi primeiro passo. Faz um ano que começamos a nos estruturar para isso. Acreditamos que em curto prazo a gente vá ganhar muito engajamento e seguidor. Processo demorado, mas linear."


Assessor de imprensa do São Bernardo FC, Gabriel Goto garante que o crescimento do Tigre nas redes é "orgânico", ou seja, sem a compra de seguidores, e o aumento no número de seguidores é reflexo das conquistas do time. "O São Bernardo FC é um dos mais jovens, com apenas 17 anos de fundação. Então é normal que em algumas redes sociais ainda não tenhamos o público desejado. Mas os números atuais são somente em função da nossa criação de conteúdo e desempenho da equipe nas competições", afirmou o profissional, que enalteceu o papel das redes durante a pandemia da Covid-19. "Por muitas vezes foi a única forma de comunicação do clube."


João Romoli, responsável pela comunicação do EC São Bernardo, enxerga as redes sociais como o cartão de visitas de uma agremiação. "É a primeira impressão que a pessoa vai ter do clube. Por isso, sempre tentamos realizar um trabalho de divisões acima da que estamos. Tanto para atingir um nível alto quanto para estar preparados caso o time conquiste o acesso e consiga atingir esse patamar dentro de campo", justificou. Segundo ele, as redes fizeram com que os fãs façam parte do dia a dia dos times. "Todo torcedor sabe o que se passa dentro do clube por conta da divulgação."

DIFERENTE


O desafio de Lucas Moreira à frente das redes sociais do CAD Ribeirão Pires é singular, se comparado aos vizinhos. Isso porque, diferentemente dos demais, o time da estância turística está licenciado enquanto aguarda a finalização do estádio municipal, último entrave para a definitiva profissionalização do clube. Além disso, segundo o próprio profissional, o Imperador vem utilizando justamente as contas do time nas mídias para usar como termômetro para as ações no mundo real.

"Pretendemos o quanto antes usar os mais diversos meios de comunicação para divulgar o clube na cidade, como outdoors e pontos de ônibus, usando os dados que as próprias redes nos fornecem, os insights. Estamos acompanhando e Ribeirão Pires já é a segunda cidade que mais nos acompanha", afirmou. "Não tenho dúvida que somos o clube licenciado que mais cresce de forma orgânica (sem pagamentos ou push nos posts) de São Paulo, se não no Brasil. Com certeza assim que retornamos temos como meta a curto prazo crescer todas as redes em até quatro vezes mais, cada uma delas, tudo dentro da regularidade, sem usar os robôs, o que infelizmente acontece visivelmente em alguns clubes", finalizou.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;