Fechar
Publicidade

Sábado, 21 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

São Bernardo recebe exposição sobre belezas naturais da Europa Central

PMSBC/Ricardo Cassin Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Imagens premiadas estão abertas à visitação na Pinacoteca Municipal até o dia 2 de julho, gratuitamente


Da Redação

13/05/2022 | 09:56


A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, em parceria com o Consulado-geral da Hungria, realizou, na  quarta-feira (11/5), a abertura da exposição “Tesouros Naturais do Grupo de Visegrád – Hungria, Eslováquia, Tchéquia e Polônia”. A mostra, que disponibiliza 60 imagens premiadas da beleza natural dos quatro países localizados na região central da Europa, está aberta à visitação até o próximo dia 2 de julho na Pinacoteca Municipal.

A cerimônia que marcou a abertura da exposição contou com a presença do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, da cônsul-geral da Hungria, Zsuzsanna László, além da secretária de Cultura e Juventude de São Bernardo, Ligia Ramos. “São Bernardo nutre profundo respeito e importantes laços comerciais e diplomáticos com a União Europeia e esse é mais um exemplo de parceria bem sucedida, que preenche esse patrimônio cultural da cidade com arte de qualidade para toda a população”, ressalta o chefe do Executivo.

“Esta exposição destina-se principalmente àqueles que nunca visitaram a Europa Central e também àqueles que conhecem ou residem em algum dos quatro países e que desejam descobrir a beleza de locais que não conheciam antes. As obras de arte resgatam as belezas naturais que queremos preservar para as futuras gerações”, comenta a cônsul-geral da Hungria, Zsuzsanna László.

Secretária de Cultura e Juventude de São Bernardo, Ligia Ramos destaca a ampliação das opções culturais no município no período pós-pandemia. “Estamos trabalhando para a retomada do setor cultural no município como um todo, oferecendo programação cultural de qualidade à nossa população em nossos espaços”, diz.

O grupo de Visegrád (V4) é uma aliança regional da Europa Central que existe desde 1991. Os países do V4 cooperam de modo a articular interesses comuns junto à União Europeia. A exposição foi encabeçada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comércio da Hungria, que reuniu os melhores fotógrafos de natureza do Visegrád. Para isso, o Ministério solicitou à naturArt, a Associação Húngara de Fotógrafos de Natureza, a organização e coordenação do projeto. Coube às maiores associações de fotógrafos dos países do Grupo de Visegrád selecionar as imagens.

SOBRE A PINACOTECA DE SÃO BERNARDO

A Pinacoteca de São Bernardo é o maior espaço de exposição permanente de arte contemporânea da região do Grande ABC, com quatro espaços expositivos, um jardim de esculturas, auditório, biblioteca de arte, salas multiuso e laboratório de fotografia. Fundada em 1975 e instalada desde 2008 na atual sede, no Jardim o Mar, seu acervo dispõe de mais de 1.500 obras de 575 artistas nacionais e internacionais, sendo 152 artistas locais da cidade.

SERVIÇO 

A exposição “Tesouros Naturais do Grupo de Visegrád – Hungria, Eslováquia, Tchéquia e Polônia” ficará em cartaz até o dia 2 de julho. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e, aos sábados, das 10h às 15h. A Pinacoteca de São Bernardo fica na Rua Kara, 105, Jardim do Mar. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;