Política Titulo Gestão
David Uip troca reitoria da FMABC por Secretaria de Estado da Ciência

Professor e médico aceita convite feito pelo governador Rodrigo Garcia

Da Redação
13/05/2022 | 09:05
Compartilhar notícia
Divulgação/Governo do Estado de SP


Atualizada às 14h15

O reitor da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), David Uip, licenciou-se ontem do cargo. A três anos do fim do mandato, para o qual foi reeleito em novembro passado, o médico e professor aceitou o convite do governador Rodrigo Garcia (PSDB) para assumir como secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde.

Uip abandona o posto em meio à batalha para garantir postos de estágio e residência médica a alunos da FMABC nas cidades do Grande ABC. Ele será substituído interinamente pelo vice-reitor Fernando Fonseca. O mandato de ambos vai até 31 de dezembro de 2025.

Na nova função, Uip será responsável por integrar as ações de vigilância epidemiológica, assistência, pesquisa, ensino e produção de novas vacinas e de medicamentos para combate a doenças infecciosas. O decreto com a nomeação será publicado hoje no Diário Oficial do Estado.

“Teremos uma rede estratégica de soluções em saúde que permitirá a otimização de instituições de reconhecida excelência, mas que hoje possuem atuação isolada e sem coordenação única contra pandemias, epidemias e combate às doenças infecciosas”, diz Uip.

A FMABC não se encontra na relação de parceiros. Estão, por exemplo, o Instituto Butantan, a USP (Unidade de São Paulo), a Unicamp (Unidade Estadual de Campinas) e a Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto).

Garcia destaca a “colaboração voluntária” que Uip “deu à população de São Paulo iniciando, coordenando e instituindo o centro de contingência no início do período da pandemia de Covid-19”. “Com base nessa experiência e na história de vida, eu o convidei para que pudesse incorporar a nossa equipe do governo de São Paulo como novo secretário de Estado”, afirma o tucano.

Ao Diário, a assessoria de imprensa da Faculdade de Medicina do ABC não respondeu se Uip vai abrir mão do salário de R$ 22.018,19 enquanto estiver servindo ao governo do Estado – o valor do contracheque do novo cargo é de R$ 20.743,72 mensais. “A FMABC informará mais detalhes após a nomeação oficial”, informa nota enviada pela instituição.

Após a publicação da reportagem, a assessoria de imprensa da FMABC enviou a seguinte nota para a Redação:

O Centro Universitário FMABC esclarece que o doutor David Uip não está abandonando o posto de reitor, e sim se licenciando temporariamente dele para poder assumir a nova missão como Secretário de Estado da Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, conforme determinado pelas leis e regimentos internos. Além disso, a instituição informa que durante o período de licença o reitor não irá receber vencimentos referentes à função.

O Centro Universitário relembra que David Uip é formado pela FMABC e tem um longo histórico de contribuições não apenas à comunidade acadêmica mas também à região durante as últimas cinco décadas, e que aceitou o chamado do governador Rodrigo Garcia para poder seguir contribuindo também em âmbito estadual, algo que muito orgulha os membros do entidade, conforme demonstrado em reunião do conselho universitário realizada hoje pela amanhã. É fato reconhecido da comunidade acadêmica que o reitor seguirá sempre com a luta pelos interesses do Centro Universitário.

Reforçamos ainda que o vice-reitor, Fernando Fonseca, assumirá o comando interinamente para seguir com o trabalho de excelência em ensino, pesquisa e desenvolvimento de saúde que já vem sendo apresentado pela gestão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;