Fechar
Publicidade

Sábado, 13 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301

O que muda com a nova CNH?

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Da Redação
Do 33Giga

12/05/2022 | 08:55


Em dezembro do ano passado, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou a atualização da Carteira Nacional de Habilitação (nova CNH). Essa nova versão passa a valer a partir de 1° de junho deste ano, assim que cada motorista for tirar o documento pela primeira vez, fazer a renovação ou emitir a segunda via.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

A nova CNH contará com a categoria (A, B, C ou D) visível na primeira coluna, imagem do tipo de veículo, confirmação se o motorista está habilitado para conduzir, indicação por meio da letra “P” se o condutor tem apenas permissão ou “D” se tem a CNH definitiva.

Na nova CNH vai haver ainda um campo para indicar se o condutor utiliza a carteira de motorista para trabalhar e outro para apresentar possíveis restrições médicas. O QR Code, já disponível nos documentos emitidos desde 2017, será mantido na nova versão da CNH. Ele armazena todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção apenas da assinatura do condutor.

De acordo com Callebe Mendes, CEO da Zapay, empresa especializada em pagamento e parcelamento de débitos veiculares, “as mudanças realizadas pelo Contran na nova CNH vão dificultar falsificações, além de deixar o documento mais alinhado ao padrão internacional”.

A Carteira contará novos dispositivos de segurança, como tinta especial fluorescente que brilha no escuro, itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento.

Validade e pontuação

Apesar da carteira de motorista sofrer diversas alterações a partir de junho de 2022, a validade da CNH ainda continua com as mesmas regras vigoradas no ano passado: 10 anos para motoristas com idade inferior a 50 anos, 5 anos para cidadãos com 50 a 69 anos e 3 anos para condutores com 70 anos ou mais. Já sobre a pontuação, a lei flexibilizou o número de pontos que um condutor pode ter na CNH, que tinha o limite de 20 pontos em 12 meses.

Agora, este número passou para 40 pontos durante este mesmo período.

A CNH é um documento obrigatório para todas as pessoas que desejam dirigir em território nacional, servindo, inclusive, como um documento individual de identificação com foto e aceito em todo o País. O documento possui a versão digital e física, mostrando as principais informações pessoais como nome completo, número do RG, CPF, filiação, data de nascimento e foto.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;