Fechar
Publicidade

Sábado, 13 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301

BMW 1602: primeiro carro elétrico da fabricante completa 50 anos

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Da Redação, com assessoria
Do 33Giga

09/05/2022 | 15:55


Era 1972 e os Jogos Olímpicos de Munique, na Alemanha, estavam prestes a começar. Antecipando a crise do petróleo – que estourou em 1973 – e para comemorar a realização da competição, foi lançado o BMW 1602. Derivado diretamente dos modelos convencionais, o carro se destacava por um detalhe: a motorização elétrica. Sim, um veículo 100% elétrico, desenvolvido e produzido há 50 anos.

Leia mais:
BMW terá cinco carros elétricos à venda no Brasil em 2022
10 curiosidades sobre o funcionamento de carros elétricos
Veja como funciona o seguro para carros híbridos e elétricos

Chamado de Elektro-antrieb, que, em tradução livre, significa acionamento elétrico, o BMW 1602 laranja brilhante utilizava recursos avançados para a época. Embaixo do capô, 12 baterias padrão de chumbo-ácido pesavam 350 quilos e eram as responsáveis por fornecer energia para acionar o motor elétrico de 32kW de potência (o equivalente a 43 cavalos). O veículo ainda era equipado com um sistema de freios regenerativo, que gerava eletricidade com a força das frenagens.

Hoje, o modelo está no acervo e eventualmente é incorporado a exposições no BMW Museum, na cidade de Munique, Alemanha, em plenas condições de funcionamento.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Veja imagens do BMW 1602:



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;