Cultura & Lazer Titulo
Setor cultural do ABC precisa melhorar, diz enquete
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
19/05/2001 | 14:57
Compartilhar notícia


A população do Grande ABC está pouco satisfeita com a oferta de eventos e espaços culturais na região, segundo enquete realizada pelo Diário com 90 moradores, uma pesquisa que, portanto, não apresenta base científica. Deste total, 25% a consideram “ruim” e 36% a classificam como “regular”, com a ressalva de que a agenda local poderia ser “melhorada”.

Assim, os moradores da região que participam dos eventos oferecidos tanto pela iniciativa pública quanto privada gostariam de ver mais shows e peças ao ar livre e uma programação com mais qualidade, novos teatros e mais salas de cinema. Embora a insatisfação seja grande na soma das avaliações “regular” e “ruim”, a oferta cultural existente na região é aprovada por 28%, que acham a agenda “boa”, e por 3% que a consideram “ótima”. Os índices variam em cada cidade, mas refletem a mesma tendência.

Os resultados representam opiniões obtidas em entrevistas com moradores das sete cidades da região (leia texto abaixo). Foram respondidas duas perguntas: “A oferta de atrações culturais e eventos em sua cidade é ótima, boa, regular, satisfatória ou ruim e por quê?” e “Que espaço cultural ou evento falta em sua cidade?”.

A avaliação “regular” para a agenda cultural é a campeã absoluta em São Bernardo, com 87%, a maior da pesquisa. Esse total inclui também as explicações nas quais as pessoas ressaltaram que a programação local precisa ser melhorada. Em Mauá, a mesma avaliação aparece em 50% das respostas. Surpreende também a avaliação “boa” para a oferta cultural em Ribeirão Pires: 60%. Na avaliação desses entrevistados, antes não havia muitas atrações na cidade e a oferta melhorou.

São Caetano é a única cidade em que aparece a avaliação “ótima”, 17%, mesmo índice da avaliação “ruim”, justificada em função da programação. Curiosamente, na mesma cidade, as avaliações “boa” e “regular” têm 33%. É uma tendência que equilibra opiniões favoráveis e contrárias à programação cultural existente. Santo André, por sua vez, é o único caso em que aparece a avaliação “satisfatória” (13%) para sua programação. Ou seja, pessoas que acham que a agenda não precisa melhorar, mas necessita de variedade.

A maior avaliação “ruim” foi detectada em Rio Grande da Serra (70%), seguida por Diadema (46%). Em Rio Grande, a falta de espaços públicos para eventos culturais foi o que mais pesou nas respostas. Em Diadema, mesmo com vários centros culturais realizando atividades , foram criticadas a ausência de cinemas e de uma programação teatral com qualidade.

Pelo menos 10% de todos os entrevistados acredita que não faltam espaços culturais e que as agendas das cidades em que moram são adequadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;