Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 9 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

São Caetano planeja oferecer teleconsulta até o fim do mês

Celso Luiz/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Auricchio vai enviar projeto à Câmara na segunda; cidade será 1ª da região a disponibilizar serviço


Anderson Fattori
Diário do Grande ABC

07/05/2022 | 07:45


O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), vai enviar para a Câmara na segunda-feira projeto de lei que regulamenta o programa de telemedicina na cidade. A expectativa é que o texto seja analisado rapidamente pelo legislativo e aprovado até o fim do mês para que a iniciativa entre em vigor. Informações sobre valores empenhados na iniciativa e quantidade de profissionais que vão compor o serviço não foram divulgados pela administração. Caso se concretize, o município será o primeiro da região a ofertar a modalidade.


A telemedicina permite à cidade desafogar o sistema de saúde, já que médicos atendem os pacientes por meio da internet e podem, inclusive, enviar receitas e pedidos de exames digitalizados. Pouco antes da pandemia da Covid, São Caetano implementou programa parecido em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano), mas o serviço tinha o perfil de orientação para que os munícipes não procurassem os prontos-socorros sem necessidade.


Auricchio disse que já tratou diretamente com o presidente da Câmara, Tite Campanella (Cidadania), para que o projeto seja avaliado com urgência. “Projeto será concluído até segunda-feira e enviado para a Câmara. Nossa expectativa é que até o fim de maio seja devolvido para sanção e entre em vigor ainda em maio, estourando no início de junho. Tratamos diretamente com a presidência para pedir urgência na apreciação”, confirmou o chefe do Executivo.


A Fundação do ABC, organização social que gere o sistema de saúde do município, será a responsável por prestar o serviço de telemedicina. “Esperamos pela aprovação do projeto para fazer a contratação da Fundação do ABC e já disponibilizar os canais de atendimento para a população”, acrescentou Auricchio.


Além da telemedicina, o prefeito e a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone, disseram que pretendem entregar em breve novos equipamentos para qualificar a rede da cidade. “Prefeito tem um plano de governo que será cumprido, e dentro dele teremos a inauguração do Atende Fácil Saúde, de um centro da terceira idade e temos o plano de expansão do hospital de clínicas, onde teremos que renovar o plano diretor, já que em razão da Covid teve uma desestruturação, refazer essa estrutura”, explicou Regina Maura. “Também vamos entregar duas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), uma no Centro e outra ainda em local que será decidido”, completou Auricchio, lembrando que a unidade que existia no Centro vai receber o Atende Fácil Saúde.

REGULAMENTAÇÃO
A prática da telemedicina foi regulamentada na quinta-feira pelo CFM ( Conselho Federal de Medicina) por meio da Resolução 2.134/2022, que já entrou em vigor. Antes restrita, a prática se popularizou nos últimos dois anos, com a pandemia de Covid, e as medidas de isolamento.


Pela nova resolução, os planos de saúde e os municípios poderão decidir oferecer atendimentos por teleconsulta ou não. O médico poderá optar pelo tipo de consulta que quer fazer. E indicará o atendimento presencial se considerar necessário. A medida não estabelece restrições às teleconsultas e também não fixa prioridades para atendimento presencial.
Colaborou Joyce Cunha 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;