Economia Titulo Nos postos de combustível
Bombas vão ter dois dígitos após a vírgula

Medida entra em vigor no sábado e tem objetivo de tornar preço mais claro para o cliente

Da Redação
04/05/2022 | 08:12
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


O preço dos combustíveis nos postos voltará a ter apenas dois dígitos após a vírgula. A medida anunciada no fim do ano passado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) entra em vigor no sábado.

A resolução, submetida a consulta e audiências públicas, vinha sendo discutida pela ANP desde 2018, durante a greve dos caminhoneiros. Na ocasião, a agência reguladora adotou um conjunto de medidas de flexibilização, excepcionais e temporárias, com o intuito de garantir o abastecimento, ameaçado pela paralisação da categoria.

Os preços por litro de todos os combustíveis automotivos vão passar a ser expressos pelos postos revendedores com apenas duas casas decimais, em vez das atuais três, tanto nos painéis de valores quanto nas bombas medidoras.

Em nota, a ANP informou que o objetivo da mudança é deixar o preço dos combustíveis mais preciso e claro para o consumidor, alinhando esses valores à expressão numérica da moeda brasileira.

Além disso, a entidade ressaltou que será permitido manter o terceiro dígito nas bombas, desde que seja zero e fique travado no momento do abastecimento. A agência entende que, dessa forma, os postos não precisarão trocar os módulos das bombas, o que poderia acarretar custos adicionais. Como a terceira casa decimal estará zerada e travada, a percepção é que não haverá dúvidas da população e que o objetivo da regra, de dar clareza aos consumidores, estará sendo cumprido.

Segundo a ANP, a mudança não implicará em impactos no valor final dos combustíveis, uma vez que ela não trará custos relevantes aos revendedores nem restrições aos preços praticados.

No Grande ABC, o sindicato que representa os postos de combustíveis divulgou nota a seus associados informando da medida e também orientando sobre a forma de proceder. O documento instrui que os revendedores “façam as alterações e, ainda, verifiquem junto às empresas de manutenção das bombas de abastecimento instaladas no posto sobre o procedimento adequado para cada modelo a fim de realizar as correções, tanto nas bombas quanto nos painéis de preços, com antecedência ao prazo fixado na resolução.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;