Tecnologia Titulo
Limpeza do computador: veja como fazer isso rapidamente
Da Redação
Do 33Giga
03/05/2022 | 09:55
Compartilhar notícia


Há uma série de ferramentas gratuitas que permitem realizar a limpeza do computador. O 33Giga já recomendou várias delas – em especial, na reportagem PC lento? Veja como resolver o problema.

Entretanto, mais do que softwares, é importante ter noção do que apagar da máquina. Isso porque, muitas vezes, deletar arquivos aumenta sua segurança no dia a dia.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Limpeza do computador é realmente uma ótima prática de segurança e você deve saber que gastar tempo mantendo seu computador organizado economiza tempo e dor de cabeça no futuro”, explica Dean Coclin, Diretor de Desenvolvimento Sênior de Negócios da DigiCert.

Ao longo dos anos, as ameaças enfrentadas pelo seu computador evoluíram. Torne a limpeza do computador parte de sua rotina anual para manter seu computador otimizado e mais seguro. Abaixo, um guia de o que apagar ou como dar uma geral em seu PC.

Organize seus arquivos

É hora de se organizar. Assim como seu cérebro, armazenar muito no seu dispositivo pode fazer com que ele fique lento e não funcione com desempenho máximo. Limpe suas pastas, arquivos, atalhos e favoritos para que você possa encontrar coisas no seu computador. Ao clicar com o botão direito do mouse e selecionar “organizar automaticamente”, você pode classificar facilmente seus arquivos da área de trabalho.

Você depende de seu computador fiel para as tarefas diárias, portanto, mantenha-o organizado para economizar tempo a longo prazo na busca de arquivos. Afinal, é melhor prevenir problemas do que lidar com suas consequências.

Atualizar programas antigos

Manter seus programas e sistema atualizados é sempre uma prática recomendada de segurança, pois as atualizações de software podem instalar patches de segurança críticos e a falha na instalação de uma atualização pode deixar seu dispositivo vulnerável. Portanto, fique protegido com atualizações regulares de software.

“Idealmente, você deve configurar seu software e programas para atualizar automaticamente, mas todos nós sabemos como pode ser chato atualizar seu computador quando você está no meio de algo feito e você é interrompido”, diz Dean Coclin.

Além disso, se você tiver programas antigos que quase nunca usa, exclua-os para economizar energia e espaço do computador. Enquanto você está nisso, você também pode verificar seu dispositivo em busca de vírus. Assim como a parede ao redor do seu coração, você pode usar um firewall para proteger seu computador contra danos.

Apague o que você não precisa

Assim como você faz após uma separação, você deve remover qualquer bagagem desnecessária do seu computador que não precisa mais ocupar espaço. Arquivos e programas extras podem fazer com que seu sistema fique lento e obstrua a memória do seu dispositivo. Basta excluí-los. Além disso, ele pode economizar seu armazenamento, para que você não precise pagar pelo armazenamento em nuvem.

Aqui está uma lista de coisas que você pode excluir do seu computador:

  • E-mails
  • Fotos
  • Arquivos desnecessários
  • Arquivos duplicados
  • Esvazie a lixeira
  • Histórico do navegador
  • Aplicativos e programas antigos que não estão em uso

“Basicamente, quando se trata de arquivos de computador, use-os ou perca-os. Se você tiver arquivos críticos armazenados em seu dispositivo, faça backup deles antes de iniciar a limpeza. Você não gostaria de remover acidentalmente algo importante”, conclui Coclin.

Bônus: Limpe seu telefone

Princípios semelhantes se aplicam a manter seu telefone organizado, atualizado e livre de desordem. Então vá em frente, exclua todos os contatos que o ignoraram. Você não precisa mais deles. E enquanto você está nisso, defina seus aplicativos para atualizar automaticamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;