Política Titulo Na rede
Número de jovens eleitores na região dobra desde fevereiro

Dados de abril do TSE apontam que região tem 19.018 pessoas de 16 e 17 anos aptas a votar; há dois meses eram apenas 9.694

Heitor Agrício
Especial para o Diário
03/05/2022 | 08:09
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O número de jovens eleitores no Grande ABC alcançou 24% em abril, o dobro do índice registrado em fevereiro, quando levantamento feito pelo Diário junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apontava que apenas 12,3% dos adolescentes de 16 e 17 anos estavam com o título de eleitor (veja mais na arte abaixo). Os dados utilizados para a pesquisa foram baseados em informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010 – data do último Censo, quando havia 78.390 jovens nessa faixa etária na região. Vale lembrar que o prazo para regularização da situação junto à Justiça Eleitoral termina amanhã.

Conforme o levantamento realizado ontem, até o fim de abril a região contabilizou 19.018 jovens aptos a votar no pleito de outubro, quando serão escolhidos presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. O número é o dobro do registrado em fevereiro, quando o Grande ABC tinha 9.694 moradores de 16 e 17 anos capacitados a votar. Os números mais recentes superam os dados de abril de 2018, que apontavam 17.865 votantes nesta faixa etária nas sete cidades. Revelam também uma recuperação, na medida em que entre 2018 e fevereiro último ocorreu perda de 4.724 eleitores.

O destaque da região fica para São Caetano, a única das sete cidades a ter porcentagem maior do que 30% dos jovens de 16 e 17 anos com a situação em ordem junto à Justiça Eleitoral e, portanto, com direito a votar em outubro.

O aumento na procura pelo título de eleitor entre os jovens surpreende até mesmo cartórios eleitorais da região. De acordo com funcionários de uma das zonas eleitorais de Santo André, nessa “reta final” o número de jovens que buscam o título “aumentou muito”, mas a maior parte prefere a internet. “Eles vêm bem pouco presencialmente, mas estamos recebendo muitos requerimentos pela plataforma on-line”, afirmam funcionários.

INFLUÊNCIAS
A alta no número de jovens que se mostram dispostos a estrear como eleitores no pleito de outubro pode ser relacionada também com as movimentações de famosos em torno de incentivar a participação daqueles que têm o voto ainda como facultativo.

Recentemente, artistas nacionais como Anitta e Zeca Pagodinho, além de astros de Hollywood, como Leonardo Dicaprio, Mark Ruffalo – o Incrível Hulk dos filmes da Marvel – e Mark Hamill, conhecido pelo papel de Luke Skywalker em Star Wars, têm usado as redes sociais para lembrar os brasileiros sobre a regularização ou emissão do título de eleitor.

Assim, é importante lembrar que a data limite para a emissão ou regularização do título de eleitor é amanhã, em cartórios e zonas eleitorais ou por meio do requerimento on-line, que deve ser realizado a partir do site do Tribunal Superior Eleitoral, onde o interessado poderá obter todas as informações na aba ‘serviço ao eleitor’, ao lado direito.

Para a emissão do título são necessários os seguintes documentos: comprovante de residência atualizado, documento de identificação oficial com foto e certificado de quitação do serviço militar (apenas para homens de 18 a 45 anos). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;