economia@dgabc.com.br | 4435-8057
Representantes das montadoras vão se reunir com Paulo Guedes
Este será o primeiro compromisso oficial do novo presidente da Anfavea, Márcio Lima
Nilton Valentim
02/05/2022 | 15:39
Representantes da indústria automobilística vão se reunir nesta terça-feira com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e sua equipe, em Brasília. A intenção é apresentar sugestões para a retomada do País após a pandemia de Covid-19. Este será o primeiro evento oficial do mineiro Márcio Lima à frente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Ele tomou posse nesta segunda-feira, em substituição a Luiz Carlos Moraes, da Mercedes-Benz, que chefiou a entidade nos últimos três anos.
“Nosso projeto é olhar para a retomada da indústria, que o setor possa ter competitividade”, afirmou o novo presidente durante a posse. “As nossas fábricas e nossos produtos são apenas a ponta do iceberg de um enorme ecossistema de empresas, fornecedores de peças e insumos, prestadores de serviço, revendedores e uma variedade incrível de consumidores particulares e corporativos, todos interconectados”, afirmou.
“Mais do que números superlativos, nosso setor induz o desenvolvimento e traz ao País inovações tecnológicas, conhecimento técnico e estratégico, crescimento socioeconômico e uma infinidade de conquistas intangíveis. É em nome de tudo isso e da transformação da mobilidade que queremos atuar e debater os necessários avanços com todas as esferas do poder público, do setor privado e de toda a sociedade”, completou Lima.
Mineiro de Belo Horizonte, o novo presidente da Anfavea é vice-presidente de assuntos jurídicos, tributários e de relações institucionais da Stellantis na América do Sul. Ele está há 21 anos nesse grupo empresarial - denominado Fiat até 2014, depois FCA (Fiat Chrysler Automóveis) a partir da fusão com o grupo Chrysler, e Stellantis desde janeiro de 2021, com a fusão da FCA com o grupo PSA. A Stellantis reúne 14 marcas, com destaque para Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram.
Ele é advogado e contador. Tem mais de 24 anos de atuação profissional no setor e vivência por quase uma década nas consultorias KPMG e Deloitte, antes de ingressar na Fiat. É mestre em direito empresarial e pós-graduado em gestão estratégica, com especialização em finanças.
Nos últimos cinco anos conduziu a diretoria de desenvolvimento de novos negócios, relações institucionais e gestão tributária, diretamente envolvido com a gestão dos segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e de construção, motores e componentes.
Nos cargos de direção que ocupou, participou ativamente de todos os movimentos de consolidação e ampliação das empresas do Grupo, e da instalação do Polo Automotivo Jeep em Goiana, Pernambuco. Na Anfavea, vinha atuando como vice-presidente desde 2017.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.