Internacional Titulo
Bush anuncia o início da guerra
Por Do Diário OnLine
20/03/2003 | 00:50
Compartilhar notícia


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anunciou à 0h15 desta quinta-feira (horário de Brasília) o início da guerra contra o Iraque. Em rápido pronunciamento na Casa Branca, ele afirmou que o único objetivo dessa ofensiva militar é "remover a ameaça" que o presidente iraquiano, Saddam Hussein, representa ao seu povo e ao mundo e, assim, transformar o Iraque em um país "democrático e livre". "Não temos outra ambição a não ser essa", garantiu.

Segundo Bush, as forças norte-americanas atacarão apenas "alvos selecionados e de importância militar, "num esforço para poupar a vida de civis", enquanto o líder iraquiano usará homens, mulheres e crianças como escudos humanos, na tentativa de proteger suas tropas. "Neste conflito, os Estados Unidos enfrentam um inimigo que não tem qualquer respeito pelas convenções da guerra e normais morais", disse.

O presidente norte-americano também reconheceu que a guerra pode durar mais do que o previsto, até que os Estados Unidos atinjam seu objetivo. "Agora que o conflito começou, a única maneira de limitar sua duração é aplicar uma força decisiva, e eu garanto a vocês que esta não será uma campanha de meias medidas. Não aceitaremos ameaças, não aceitaremos revides e sairemos vitoriosos", declarou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;