Setecidades Titulo 15 minutos
Dia do Desafio incentiva prática de atividades físicas

Unidades do Sesc organizam dia movimentado na região

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
31/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A 18ª edição do Dia do Desafio, coordenada pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) em todo o continente americano, ocorreu ontem com a proposta de colocar o corpo em movimento por, no mínimo, 15 minutos. Na região, a expectativa é superar os 607 mil participantes contabilizados em 2011 - os números deste ano só serão conhecidos nos próximos dias.

Realizado na última quarta-feira de maio desde 1995 no Brasil, o movimento começou há 29 anos no Canadá. A proposta é que as pessoas encontrem tempo para o exercício físico em meio à rotina diária, explica o monitor de esportes do Sesc Santo André Pedro Memezo. "Temos o objetivo de incluir a prática de esportes no cotidiano."

As duas unidades do Sesc da região, em Santo André e São Caetano, ficaram responsáveis pela programação regional. Em Santo André, teve circuito de atletismo, slackline (técnica de atravessar corda) e aula de dança.

Além de 200 crianças da comunidade que participam do projeto Curumim e alunos da Emeief Monsenhor João do Rego Cavalcanti, o pessoal da terceira idade aproveitou o dia. "Além de melhorar nosso condicionamento físico e disposição, o exercício ajuda a combater a artrite", garante a dona de casa Gioconda da Silva, 71 anos.

O público de São Caetano praticou desde esportes virtuais até alongamento. Diadema teve ginástica e pilates e em Mauá a oficina de circo foi destaque. Santo André abriu espaço nas atividades regulares para a comunidade e em Ribeirão Pires houve aulas de boxe, judô e capoeira.

DESAFIO

Neste ano, Mauá disputa com São João do Meriti (RJ), Diadema com Caucaia (CE) e São Caetano optou pelo autodesafio (competirá contra seu resultado do ano anterior). Já Santo André compete com San Miguelito, no Panamá e Cajamarca, no Peru. São Bernardo enfrenta Volta Redonda (RJ), Ribeirão Pires, La Chorrera, no Panamá, e Chinandega, na Nicarágua, e Rio Grande da Serra contra San Sebastian, na Costa Rica.

Em 2011, a ação mobilizou 280 mil em Mauá, 148 mil em Santo André, 131 mil em São Bernardo, 41 mil em Diadema, 25 mil em São Caetano, 20 mil em Ribeirão Pires e 1.912 em Rio Grande da Serra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;