Esportes Titulo
Santo André e Azulão sofrem nos gramados e nas arquibancadas
Raphael Ramos
Do Diário do Grande ABC
26/08/2007 | 07:12
Compartilhar notícia


Santo André e São Caetano, os dois representantes do Grande ABC na Série B do Campeonato Brasileiro, encerraram o primeiro turno da competição entre os piores do campeonato não apenas dentro de campo, mas também nas arquibancadas. Os números são da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Ambos estão entre as cinco piores médias de público da Segundona, com um acentuado decréscimo em relação ao último ano.

O Santo André, por exemplo, é o quinto pior e levou média de 1.096 torcedores por jogo ao estádio Bruno Daniel, enquanto o São Caetano é o segundo pior e atraiu uma média de 840 pessoas por partida no estádio Anacleto Campanella.

Um dos reflexos dessa má fase foi o clássico regional disputado no dia 10 de julho em São Caetano. Apenas 1.583 torcedores marcaram presença no estádio.

O jogo entre São Caetano e Remo, realizado no dia 24 de julho, por exemplo, teve o pior público de toda a Série B até agora, com 231 torcedores nas arquibancadas do Anacleto Campanella.

Os dois times do Grande ABC têm perdido força nas arquibancadas desde 2005.

Na Série B daquele ano, por exemplo, o Ramalhão chegou a levar média de 2.752 torcedores por jogo. Na temporada seguinte, quando a Segundona passou a ser disputada pelo sistema de pontos corridos, esse número caiu para 1.515 e até a primeira metade deste ano chegou a 1.096.

O mesmo aconteceu com o São Caetano. Quando estava na Série A do Nacional, em 2005, o time teve média de 3.094 torcedores por jogo. Ano passado, caiu para 1.940. Agora, a média está em menos da metade em relação a 2006: 840.

Nem mesmo o fato de Santo André e São Caetano venderem ingressos mais baratos do que boa parte dos clubes da Série B faz com que ambos consigam atrair seus torcedores. Os dois times têm cobrado R$ 10 pela entrada de arquibancada, enquanto rivais vendem o mesmo bilhete por R$ 15.

POVO ARRETADO

Os times do Nordeste têm dado show nas arquibancadas. As quatro melhores médias de público pertencem a clubes da região, com larga folga para o Santa Cruz, que levou 25.763 torcedores por jogo ao estádio Arruda, no Recife. Em seguida vem Vitória (14.236), Fortaleza (12.570) e Ceará (11.761).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;