Esportes Titulo Reunião
Grande ABC terá três representantes na Copa Paulista

Com Netuno, Azulão e Cachorrão, competição começa em 3 de julho

Por Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
29/04/2022 | 09:47
Compartilhar notícia
Rodrigo Corsi/Agência Paulista


A FPF (Federação Paulista de Futebol) realizou na manhã de ontem, em Campinas, o conselho técnico da Copa Paulista, competição que preenche o calendário do segundo semestre dos clubes de São Paulo que não estão envolvidos em competições nacionais. E o Grande ABC terá três representantes na disputa: Água Santa, São Caetano e EC São Bernardo. Apesar de terem direito à participação, Santo André e São Bernardo FC optaram por focar atenção e investimento na Série D do Campeonato Brasileiro – inclusive ambos se enfrentam amanhã, no Estádio Bruno Daniel, pela terceira rodada.

A Copa Paulista tem previsão de início em 3 de julho e final em 16 de outubro, e dá ao campeão a possibilidade de escolher entre vaga no Campeonato Brasileiro da Série D de 2023 ou na Copa do Brasil de 2023. O vice fica com a opção que restar. Serão 17 clubes participantes, distribuídos em três grupos. Após a primeira fase, na qual jogam todos contra todos em turno e returno, serão definidos os quadrifinalistas (avançam os dois primeiros colocados de cada chave e os dois melhores terceiros colocados no geral). As etapas de quartas de final, semifinal e final serão em ida e volta.

O trio da região dividirá o Grupo 3, que contará ainda com Portuguesa (campeã da Série A-2), Oeste (que disputa concomitantemente a Série D do Brasileiro) e Juventus.

O Água Santa vai priorizar elenco jovem, dando oportunidade a atletas revelados nas próprias categorias de base do clube, receita utilizada nas últimas competições que disputou. “Consideramos (a Copa Paulista) como a porta de entrada ao cenário nacional”, pontuou o executivo de futebol do Netuno Júlio Rondinelli. O técnico Serginho, que comandou o time na reta final do Paulistão e evitou o rebaixamento à Série A-2, tem chances de seguir à frente da equipe, apesar de a diretoria ainda estudar alternativas.

No São Caetano, os dirigentes confirmaram a permanência do técnico Axel e algumas peças que foram destaque na Série A-2, casos do goleiro Luiz, do zagueiro Ferreira, do lateral-direito Thiaguinho e do atacante Maranhão. Após defender o vizinho Santo André, o meia-atacante Emerson Urso está de volta.

Por fim, o EC São Bernardo, que inicia amanhã as disputas das semifinais da Série A-3 e que confirmou de última hora sua participação na Copa Paulista, deverá seguir sob a batuta de Renato Peixe. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;