Setecidades Titulo Coluna Memória
Futebol ou futsal? As noitadas no bar do Frederico O Moreno do vôlei é de Ribeirão

Nesta sequência da III Semana Ribeirão Pires 2022, Adnan e Luiz Américo conversam livremente sobre os tempos em que jogavam futebol e futebol de salão. E as lembranças vão aflorando...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
28/04/2022 | 05:16
Compartilhar notícia


Bate bola...

Luiz Américo – Para nós era perto jogar no Corinthians. Mas chegou a hora de largar o futebol de salão.
- Agora não vamos mais jogar no time do Caçula?

Foram grandes jornadas. Ginásio do Ribeirão Pires sempre lotado. Maior cordialidade entre os times. Terminavam os jogos à noite. Todo mundo ia comer “bauru” no bar do Frederico, onde está hoje o Bradesco, no Centro de Ribeirão Pires.

Mas estávamos no futebol do Corinthians, no Parque São Jorge. Meu pai dizia:
- E se vocês se machucarem no futebol de salão, como vão se justificar no Corinthians?

Adnan – Nosso time de futebol de salão era muito bom, com o Arruda, o Moreno, o Daia, eu e o Luiz Américo. E tinha outros ótimos jogadores: Da Silva, Quico, Arsênio...

Disputamos o torneio de “A Gazeta Esportiva”. Roubaram a gente na final. O presidente da Federação de Futebol de Salão foi o bandeirinha. Nunca vi isso.

Luiz Américo – Também o time de voleibol do Ribeirão Pires era muito bom. O Moreno do vôlei (Antonio Carlos Moreno) era aqui de Ribeirão Pires. O pai dele também, antigo de Ribeirão.

A Solvay montou um ótimo time de vôlei. Michelin, treinador de vôlei do Ribeirão Pires, foi lá e trouxe o Moreno para o nosso time.

NOTA DA MEMÓRIA
A foto do trio do futebol de salão do Caçula, um dos campeões dos torneios do Ribeirão Pires FC, ganha nova identificação, segundo o nosso orientador, radialista Ademar Bertoldo. Ao centro, entre Luiz Américo e Adnan, está o Moreno, citado neste bate-bola.
Diz Bertoldo: “João Moreno Ruiz era de uma classe impecável. Casado com a filha do Komoto Tadashi, dono da empresa de ônibus. Paulo Komoto foi até candidato a prefeito de Ribeirão Pires”.


Crédito da foto 1 – Acervo: Luiz Américo

O REI EM CAMPO. Em 1972, o volante Luiz Américo jogava pela Portuguesa de Desportos. Pelé tenta escapar de uma falta de Isidoro. Luiz Américo (ao fundo) aguarda o desfecho da jogada. A foto virou poster e pode ser vista no estacionamento de Luiz Américo

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO

Sexta-feira, 28 de abril de 1972 – ano 14, edição 1828

TELEFONIA – Inaugurado o primeiro tronco de micro-ondas PCM (Pulse Code Modulation, ou modulação por impulsos codificados), o que possibilita a integração de Suzano ao Grande ABC pelo sistema nacional de telecomunicação. Operação da CTBC começa em maio (de 1972).

SÃO BERNARDO – Banco do Brasil instala a Cacex. Foram inauguradas ontem à noite (27-4-1972) as novas instalações do Banco do Brasil em São Bernardo, com os serviços da Carteira de Comércio Exterior e do Câmbio.

FUTEBOL – Claudinei Saldanha da Silva, o Cuca do Parque Oratório, segue hoje (28-4-1972) para a Bolívia, onde defenderá o Litoral Boliviano, terceiro colocado no campeonato nacional. Cuca tinha 23 anos. Começou a jogar futebol no Ouro Verde, passando pelo Santo André e Santacruzense.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 28 de abril de 1992 – ano 33, edição 8057

MANCHETE – O governador Fleury (Luiz Antonio Fleury Filho) e Vicente Paulo da Silva, Vicentinho, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, dizem que carro está muito caro. Governador considerou insuficiente explicações das montadoras.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO – Secular prédio da Câmara de São Bernardo ganha movimento de preservação. Nasce o SOS Câmara do ABC.

EM 28 DE ABRIL DE...

1902 – Do correspondente do Estadão em São Bernardo: esteve nesta vila e acha-se atualmente trabalhando na Estação de São Bernardo (Santo André) um grupo de artistas que tem proporcionado agradáveis diversões ao público.

Entre todos os artistas tornam-se dignos de nota o Sr. Santiago e a Sra. Dona Ignez, executando esta dificílimos trabalhos sobre o arame e salientando-se aquele pela força hércules.

HOJE
Dia da Educação
Dia Nacional da Caatinga
Dia do Cartão-Postal
Dia da Sogra

SANTOS DO DIA
Gianna Baretta Molla
Pedro Chanel
Luís Maria Grignion de Montfort
Agapito I

MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Lençóis Paulista, fundado em 28 de abril de 1858 e elevado a município em 1865, quando se separa de Botucatu.

Pelo Brasil é o aniversário de várias cidades, entre as quais: Bujari (Acre), Andaraí (Bahia), Capitão Leônidas Marques (Bahia), Flexeiras (Alagoas), Itaíba (Pernambuco), Juatuba (Minas Gerais), Morros (Maranhão) e Vale do Paraíso (Rondônia).

Falecimentos

Santo André

Otávio Pereira da Silva, 99. Natural de São José dos Campos (São Paulo). Residia no Parque Erasmo Assunção, em Santo André. Dia 25. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Yoshiro Kaneko, 95. Natural do Japão. Residia na Vila Curuçá, em Santo André. Pensionista. Dia 25. Memorial Jardim Santo André.

São Bernardo

Maria Gomes Patrocínio, 97. Natural de Penápolis (São Paulo). Residia no bairro Ferrazópolis, em São Bernardo. Dia 24. Jardim da Colina.

Oscar de Souza Rodrigues, 93. Natural de Santana do Cariri (Ceará). Residia no bairro Baeta Neves, em São Bernardo. Dia 22. Cemitério da Paulicéia.

São Caetano

Hilda de Jesus Oliveira, 95. Natural de Olímpia (São Paulo). Residia no bairro Nova Gerty, em São Caetano. Dia 23. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Diadema

Felix da Rocha Medrado, 84. Natural de Barra (Bahia). Residia no Jardim Campanário, em Diadema. Dia 25, em Santo André. Cemitério de Barra.

Mauá

Ercílio Marinho da Silva, 90. Natural de Brenhas (Alagoas). Residia no Jardim Sônia Maria, em Mauá. Dia 24, em Santo André. Vale dos Pinheirais.

Ribeirão Pires

Adelaide Ferreira Menezes, 95. Natural de Portugal. Residia na Vila Luzita, em Santo André. Dia 24, em Santo André. Cemitério São José.

Julita Braga, 95. Natural de Brasópolis (Minas Gerais). Residia no Jardim Iramaia, em Ribeirão Pires. Dia 18. Sepultada no dia 21. Cemitério São José.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;