Tecnologia Titulo
Google Play passa a dar mais transparência sobre uso de dados por apps
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
26/04/2022 | 14:55
Compartilhar notícia


O Google Play lança hoje (26) a seção Segurança de Dados, em que as pessoas terão mais conhecimento sobre as informações coletadas pelos aplicativos, bem como a sua finalidade. O novo departamento já está disponível na loja virtual e visa oferecer mais transparência à coleta, ao compartilhamento e à segurança dos dados. Os desenvolvedores terão até 20 de julho para preencher as informações referentes aos seus programas.

Leia mais:
Play Store passa a informar a versão do Android necessária para cada app
Play Store tem game secreto para jogar offline
5 aplicativos muito estranhos da Play Store

Veja abaixo as informações que os desenvolvedores poderão mostrar na seção Segurança de Dados:

  • O desenvolvedor está coletando dados? Com qual objetivo?
  • O desenvolvedor compartilha esses dados com terceiros?
  • Quais as práticas de segurança do aplicativo – como criptografia de dados em trânsito? O usuário pode pedir que as informações sejam apagadas?
  • Um aplicativo que se qualifique para a loja tem o compromisso de seguir a Política do Google Play para Famílias, criada para proteger crianças?
  • O desenvolvedor validou suas práticas de acordo com padrões globais de segurança (mais especificamente, de acordo com a Avaliação de Segurança de Aplicativos Móveis)?

Vale ressaltar que a nova seção Segurança de Dados se soma a outros recursos de segurança já existentes no Google Play. Um exemplo: quando um aplicativo pede para ter acesso à sua localização, dados da câmera ou do microfone, é possível decidir se quer ou não conceder essa permissão.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;