Cultura & Lazer Titulo Amanhã
Fundação das Artes de São Caetano faz 54 anos e realiza série de eventos gratuitos

Programação de aniversário será aberta às 18h com recital de piano clássico

Por Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
24/04/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
Divulgação


Uma história com muitos personagens, que começou a ser escrita em 25 de abril de 1968 e que por mais de cinco décadas torna-se cada vez mais relevante. Assim pode ser resumida em breves palavras a trajetória da Fundação das Artes de São Caetano, que amanhã comemora 54 anos e que terá uma imensa programação gratuita, com início às 18h, para marcar a data festiva.

Pela Fundação das Artes, ao longo do tempo, passaram nomes como Eugenio Kusnet, Antonio Petrin, Ulysses Cruz, Marcos Frota, Lutero Rodrigues e Nelson Ayres. Artistas que aproveitaram as oportunidades oferecidas e outros que utilizaram o espaço para compartilhar seu talento, seja como professores ou convidados, além de milhares de moradores que cursaram as aulas de artes cênicasa, música e dança.

“Uma das mais antigas instituições de ensino e difusão artística do País, a Fundação das Artes contribui há mais de cinco décadas com o fortalecimento do setor cultural. Nesses últimos anos, superou desafios ao manter suas atividades de forma ininterrupta durante a pandemia, garantindo acesso de milhares de alunos a uma formação profissional de excelência. Ao completar 54 anos, a Fundação surge renovada e preparada para formar artistas e cidadãos responsáveis e conscientes de seu papel na sociedade”, afirma a diretora-geral Ana Paula Demambro.

A programação de aniversário será aberta, às 18h, com o recital de piano clássico com o aluno Lucas Mameniskis. Às 18h30 haverá coreografias da escola de dança no saguão. Encenação da peça Chamas de Paris, Arlequinade, Coppélia, Cupido e Fairy Doll, todas do (Grupo de Repertório.

Às 20h começa a apresentação do espetáculo Prepare Seu Coração, que marca a formatura da Turma 66 do curso técnico em teatro. A narrativa se passa no período que antecede o Golpe Militar de 1969, e acompanha o cotidiano de 18 jovens, seus amores e conflitos.

HISTÓRIA

Em 25 de abril de 1968, em iniciativa da administração municipal em formar um polo cultural em São Caetano, foi fundada a Fundação das Artes.

Ao longo das últimas décadas, de forma ininterrupta, a instituição construiu uma sólida trajetória ao formar milhares de artistas e cidadãos, propiciando um ambiente de pesquisas, intercâmbio de conhecimentos e experimentações nos cursos livres e técnicos de artes visuais, dança, música e teatro. 

Por meio do Projeto Pronatec, em parceria com o governo federal, a instituição promove o acesso ao ensino das artes com foco na profissionalização de jovens do ensino médio na rede pública, que frequentam os cursos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;